10 lugares cinematográficos de Buenos Aires


É fã do cinema argentino e está de viagem marcada para Buenos Aires? Então este é o posto perfeito para você! 

A minha última visita à cidade, no finzinho de 2017, serviu para matar a saudade, revisitar alguns pontos turísticos, conhecer algumas novidades e passar por alguns lugares onde filmes famosos foram gravados na capital portenha.

De Evita a O Segredo dos Seus Olhos, passando por Medianeras e meu queridinho Nove Rainhas, deu para me sentir um pouco dentro de cada história. É só seguir o nosso roteiro que você também vai!

 

Puerto Madero

Caminhar pelo bairro já é programa praticamente garantido para quem vai a Buenos Aires. Confesso que não acho a vista das mais bonitas, mas é um passeio agradável, e tem passeios legais para se fazer por perto, como a visita ao Museu Fragata Sarmiento e o Museu do Humor, umas quadras mais adiante. E se você ama Nove Rainhas como eu, pode circular pela área cantarolando Rita Pavone (entendedores entenderão).

 

Hilton

Já que falamos de Nove Rainhas, vale dar uma passadinha em frente ao hotel Hilton, na região, já que esse é um cenário importante do filme. É ali que Valeria, irmã do golpista Marcos (Ricardo Darín) trabalha e onde se passa grande parte da ação.

 

Planetário

Sim, você reconhece esse prédio de Medianeras. Esse foi um dos lugares novos que conheci desta vez e recomendo bastante! Geralmente o Planetário Galileu Galileu fica um pouco ofuscado pelos vizinhos mais famosos, o Rosedal e o Jardim Japonês, ali nos bosques de Palermo, mas se você estiver pelas redondezas e gosta de ciência vale muito a pena gastar um tempinho para conhecer o prédio, que é lindo, descobrir coisas interessantes nos painéis interativos, divertir-se nos simuladores e assistir à exibição na cúpula.

 

Avenidas Alvear e Libertad

Uma das cenas mais famosas de Medianeras, quando Martín (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) se esbarram sem perceber – e suas cabeças formam um coração – acontece nessa esquina, onde as avenidas Alvear e Libertad se cruzam. O endereço fica no simpático bairro da Recoleta, perto de hotéis de luxo como o famoso Alvear – se você economizar muitos pesos, pode tomar um fino chá da tarde por lá.

Nem parece, mas esse pedaço tranquilo de Buenos Aires fica a poucos metros do intenso movimento da Avenida 9 de Julio, uma das principais da cidade.

 

Plaza Cataluña

Bem perto dessa esquina fica a Plaza Cataluña, vista também em Medianeras. É aqui que Martín costuma levar os cachorros para um passeio.

 

Edifício Kavanagh

Como não poderia deixar de ser, a história desse prédio imponente é contada em Medianeras, já que a arquitetura é uma das estrelas do filme de Gustavo Tareto. É possível ter uma bela vista do edifício a partir da deliciosa Plaza San Martín, perfeita para passar um fim de tarde observando o movimento e pensando na vida.

 

Basílica do Santíssimo Sacramento

Bem atrás do Kavanagh fica essa bonita igreja, também mencionada em Medianeras e vista de relance em Nove Rainhas.

 

Estação do Retiro

Se você chega à cidade pelo Aeroparque e se locomove ao Centro de transporte público, pode ser que este seja um dos primeiros locais que você vai conhecer. Foi o meu caso. Entre descer do Aerobus e pegar o metrô já deu para ver que a estação era uma graça. Mas tive que voltar sem o mochilão para reparar bem nos detalhes do lugar, visto em O Segredo dos Seus Olhos.

Dali vale estender o passeio aos outros pontos do bairro já listados aqui e até tentar uma visita guiada à Torre dos Ingleses, que fica bem em frente. A prefeitura organiza alguns tours gratuitos em dias específicos, vale ficar de olho no site.

 

Tribunales

Atrás do famoso Teatro Colón está o prédio que Benjamín (Ricardo Darín) trabalha em O Segredo dos Seus Olhos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

 

Casa Rosada

"Evita" teve cenas gravadas na Casa Rosada

“Evita” teve cenas gravadas na Casa Rosada

Nem tudo é Buenos Aires em Evita, filme protagonizado por Madonna sobre uma das personalidades mais conhecidas da Argentina. Como o filme de Alan Parker foi polêmico entre os hermanos, o diretor resolveu transportar boa parte da produção para Budapeste, devido às semelhanças das arquiteturas das duas cidades.

No entanto, a sequência mais famosa, a de Evita discursando no balcão da Casa Rosada, foi rodada na locação real, com milhares de figurantes ocupando a Plaza de Mayo. Para se sentir a Rainha do Pop é bem fácil: o prédio está aberto a visitação aos fins de semana – basta fazer o agendamento (gratuito!) pelo site oficial.

Como foram poucos dias, ainda faltou visitar muitos outros cenários de filmes que Buenos Aires oferece. Mas pode deixar que a gente faz uma nova edição da lista assim que der e conta tudo aqui no blog!

Quais desses lugares você já visitou? Conheceu algum outro que não está aqui? Conta para a gente nos comentários 😉


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas