3 aquários de filmes que você pode visitar


Recentemente visitamos um cenário de novela para lá de inusitado. O AquaRio foi usado na novela A Foça do Querer, para abrigar os mergulhos da “personagem sereia” Ritinha (Isis Valverde). Então uma curiosidade veio à mente: será que outras produções já usaram aquários reais como locação? Foi assim que chegamos a esta lista de aquários e centros de vida marinha que você pode visitar pessoalmente.

Novela, A Força do Querer, Aquário, AquaRio

Ritinha conhece o aquário em “A Força do Querer”, novela das 21h da Globo.

Leia mais: tudo que você precisa saber sobre o AquaRio

Como Se Fosse a Primeira Vez  (2004) – Sea Life Park Hawaii

Henry Roth (Adam Sandler) precisa reconquistar diariamente Lucy Whitmore (Drew Barrymore), já que a moça sofre de perda de memória recente, e se esquece dele toda noite. A comédia romântica tem o Havaí como cenário, e Henry é veterinário no centro de vida marinha que realmente existe por lá.

O Sea Life Park Hawaii, situado na ilha de Oahu foi usado nas gravações do longa. Muito mais que apenas um aquário, o lugar é um parque de mamíferos marinho e santuário de pássaros. Entre as muitas atividades disponíveis, estão nado com golfinhos, mergulho em tanques de tubarões e luaus.

O longa é a produção mais famosa rodada por lá, mas o parque já serviu de cenário para episódios da primeira versão de Hawaii Five-O e da série Magnum. Visite o site do parque!

Como se Fosse a Primeira Vez, Aquário, 50 First Dates, Sea Life Park Hawaii

Romance no Aquário: “Como se Fosse a Primeira Vez”

 

Winter, o Golfinho (2011) – Clearwater Marine Aquarium

Atenção amantes dos animais, este filme pode te fazer chorar. Winter perdeu a cauda em um acidente com uma rede de pesca, tornando sua sobrevivência improvável. Mas um grupo de humanos se mobiliza para ajudar o golfinho a superar as dificuldades, o que inclui inventar uma prótese de cauda para ela.

Este longa é baseado em uma história real que aconteceu na cidade de Clearwater na Flórida. O longa foi filmado nas locações verdadeiras, mais especificamente no Clearwater Marine Aquarium. Lá os visitantes tem acesso à exibições e atividades interativas com animais e a natureza dentro e fora do aquário.

Além de visitar o aquário, que trabalha com animais resgatados em situações de risco, você também pode conhecer a verdadeira Winter que ainda vive lá. Ela é a maior atração do parque, e interpretou a si mesma no filme, que tem Morgan Freeman, Ashley Judd no elenco. Visite o site do aquário! 

Dolphin Tale, Dolphin Tale., Aquário, Clearwater Marine Aquarium

Nathan Gamble nada ao lado de Winter – (SHNS photo courtesy Warner Bros. Pictures)

 

Procurando Dory (2016) – Monterey Bay Aquarium

A sequência de Procurando Nemo, é de longe o longa que melhor mostra um aquário de fato, e com o bônus de o vermos também pela perspectiva dos peixes. Mas neste instante você deve estar se perguntado como este filme está na lista, já que se trata de uma animação?

Os animadores da Pixar, utilizaram o Monterey Bay Aquarium, localizadona cidade de Monterey, na Califórnia como base para criar o Marine Life Institute, onde parte da Jornada de Dory em busca de seus pais acontece. Os artistas estudaram as instalações e exibições e incorporaram ao aquário animado. Então, tecnicamente é possível sim visitar o aquário de Procurando Dory.

Além de exibições shows, o Monterey Bay Aquarium tem Live Web Cams, instaladas em vários de seus habitats, transmitindo o cotidiano nos animaizinhos diariamente em horários específicos – veja aqui. Uma atividade relaxante para fazer em casa, enquanto não puder visitar pessoalmente. Visite o site do Monterey Bay Aquarium!

Procurando Dory, Finding Dory, Aquário, Monterey Bay Aquarium

Aquário de “Procurando Dory”

É claro, existem muitos outros aquários reais que serviram de locações para filmes e séries. Entre eles o London Aquarium (Closer -2004), em Londres o Hermosa Beach Aquarium (O Monstro da Lagoa Negra – 1954), na Califórnia, e o Vancouver Aquarium (Maldita Sorte – 2007/ André, uma Foca em Minha Casa, 1994), são bons exemplos. Mas resolvemos focar a lista em longas nos quais o Aquário tem uma participação maior na história.

Agora que renovei nossas listas de aquários para visitar e filmes para assistir, é hora de programar as viagens, e as sessões de cinema. Quem me acompanha?

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!