7 filmes na Netflix que vão inspirar sua viagem


Ok, você não é exatamente o que se chama de folião e a grana está curta para viajar. O cinema, amigo, nunca te deixará na mão. Já tive minha época de curtir carnaval enfurnada em casa curtindo filme atrás de filme, naquele tempo em que as locadoras faziam pacote especial para os quatro dias. Ô, felicidade!

Hoje temos aí a Netflix para nos ajudar (não esqueça de respirar ar puro de vez em quando) se você não é adepto da festa de Momo (se você gosta de cair na farra, não deixe de ler nossas dicas para sobreviver ao carnaval de rua).

Abaixo, uma lista bem pessoal, parcial e longe de ser definitiva de filmes sobre viagem para nos inspirar – incluí aí alguns queridinhos e outros nem tanto, mas que tiveram sua importância em me fazer desejar estar em outro lugar. Alguns, inclusive, já viraram posts aqui no Roteiro Adaptado! Quem sabe você não faz o mesmo nas próximas férias?

Antes da Meia-Noite

O terceiro filme da trilogia foi o escolhido da lista por estar disponível na plataforma atualmente, mas os outros dois também são recomendadíssimos, não só pelos destinos (Viena em Antes do Amanhecer e Paris em Antes do Pôr do Sol) como pelos adoráveis encontros e desencontros de Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy). Aqui, o casal, agora com duas filhas, passa férias na Grécia, país que é meu sonho de consumo desde que me entendo por gente. Impossível resistir a esse cenário.

Na Natureza Selvagem

A viagem, nesse filme, é mais ou menos como na vida: menos um destino, mais uma jornada (não à toa o longa dirigido por Sean Penn é baseado num personagem real). No caso de Christopher McCandless (Emile Hirsch), também uma filosofia. Recém-formado e motivado por uma inquietação interna, decide deixar para trás a vida pré-estabelecida pela sociedade e se refugiar junto à natureza. Viagem também é autodescoberta.

Meia-Noite em Paris

Este filme entra na lista por ter passado da inspiração para a ação: na minha primeira viagem sozinha na vida, juro que me emocionei de conhecer a Cidade Luz e visitar algumas das locações da história. Tenho lá minhas afinidades com Gil (Owen Wilson) e este é um dos poucos Woody Allens recentes que me tocam justamente por falar de arte com humor e sensibilidade.

Indiana Jones

Eu não sei vocês, mas sendo criança na década de 80 eu cresci admirando as aventuras de Indy (Harrison Ford) pelo mundo. Afinal, ele era um pacato arqueólogo (um cara comum, meio nerd e tímido, mais normal impossível) viajando para lugares exóticos e salvando o dia. Havaí, Tunísia, Sri Lanka e Jordânia são só alguns dos lugares onde os quatro filmes da série (até agora) foram rodados. Queremos um passaporte igual.

Cartas para Julieta

Sempre idealizei conhecer a Toscana – e, embora viajar de transporte público entre as cidades da região seja uma experiência diferente dos passeios que a gente vê nos filmes, continua sendo uma viagem imperdível. Siena e Verona (na região do Vêneto, bem perto de Veneza) são as estrelas do filme, que mostra a escritora Sophie (Amanda Seyfried) tentando ajudar Claire (Vanessa Redgrave) a encontrar seu Romeu. Pra ver acompanhado de um bom vinho.

Para Roma com Amor

Mais do que o filme em si, Roma vale as horas investidas. Foi nesse longa que achei o Trastevere, bairro boêmio da capital italiana, tão charmoso quanto os cartões-postais mais conhecidos e decidi me hospedar por lá na eurotrip 2016. Não se assuste com o vaivém dos personagens nas várias histórias paralelas do filme e sim delicie-se com esse tour gratuito por essa cidade incrível. (Em tempo: roteiro adaptado do filme em breve aqui no blog!)

Comer, Rezar, Amar

Não sei em relação à autoajuda, mas se tem algo que Julia Roberts nos ensina nesse filme é que Roma (de novo ela!), a Índia e Bali são destinos imperdíveis. A primeira consegui riscar da minha lista (modo de dizer, quero  voltar muitas outras vezes e continuar comendo bem!), mas as outras continuam bem posicionadas na fila de espera. Alguma dúvida de que vamos rezar (pra agradecer) e amar (cada pedacinho da viagem)?

E agora a gente quer saber: quais são os filmes de viagem que te inspiram?

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas