A Veneza de “Uma Saída de Mestre”


Não sei vocês, mas eu adoro os chamados heist movies, aqueles filmes que giram em torno de um roubo, geralmente envolvendo uma grande equipe, um plano elaborado e muitas reviravoltas. Uma Saída de Mestre, de 2003 (remake de Um Golpe à Italiana, de 1969) não reinventa a roda, mas entrega um entretenimento de ação bem direitinho, com a beleza de Veneza de brinde. A gente agradece.

A inconfundível Piazza San Marco, a principal praça da cidade, onde se encontram a catedral, o Palazzo Ducale e a Torre do Relógio – além dos vários pombos que já fazem parte da paisagem, fique alerta! – abre o filme. É dali que John Bridger (Donald Sutherland) faz uma insuspeita ligação para a filha, Stella (Charlize Theron). Prestes a comandar mais um grande roubo – que ele nem suspeita que seja seu último – ele promete um presente, e ela logo desconfia que ele está envolvido em outra ação criminosa.

O Campo San Barnaba, que você já viu aqui no blog, no post de Indiana Jones e a Última Cruzada, também aparece no longa dirigido por F. Gary Gray. É quase em frente à igreja (não confundir com uma biblioteca :)) que Rob Bonitão (Jason Statham), Left Ear (Mos Def) e Lyle (Seth Green) se encontram para dar prosseguimento ao golpe.

E as grandes cenas de perseguição, como todo filme de ação ambientado na cidade, acaba desembocando no Canal Grande. Na foto acima, Rob e Lyle passam a toda velocidade bem pertinho da Ponte dell’Accademia. Eu sei que Rialto leva a fama e atrai mais gente, por causa do comércio no entorno, mas essa é bem mais bonita e fica no caminho para o Dorsoduro, um passeio bem agradável em Veneza.

É uma pena que logo depois da grande virada da história, a cidade seja trocada por Los Angeles – se o filme mantém o humor e o pique até o fim, perde muito em charme!

Em que outros filmes você reconhece esses cartões-postais de Veneza? Já mostramos alguns aqui no blog e também outros roteiros adaptados pela Itália. Conta para a gente se eles já inspiraram sua viagem ou se serviram para matar a saudade desse país tão lindo 😉

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas