A Veneza de Woody Allen em “Todos Dizem Eu Te Amo”


O cinema decretou: Veneza é uma cidade romântica. Em Todos Dizem Eu Te Amo, musical de Woody Allen também filmado em Nova York e Paris, a cidade italiana é mais cômica que qualquer outra coisa. Tudo porque Joe (Allen), seguindo um conselho da filha, mente descaradamente para conquistar Von (Julia Roberts).

Com conhecimento privilegiado sobre os gostos e hábitos da jovem, o escritor faz o encontro armado parecer fortuito e os transforma em quase almas gêmeas com tantas “coincidências” construídas para aproximá-los. Relevamos aqui, no entanto, o golpe baixíssimo para focar no que interessa: os cenários dessa conquista, que são capazes de deixar qualquer um apaixonado mesmo.

O Gritti Palace Hotel é onde o personagem fica hospedado: seu restaurante aparece algumas vezes durante o filme. O meu ângulo, obviamente, é “um pouco” diferente. Mas, me aguardem, no dia que tiver bala na agulha me hospedo lá, tiro onda e algumas fotos…

Adoro que o filme nos leva a uns lugares menos badalados de Veneza, como a Ponte San Cristoforo, onde Joe finge esbarrar na historiadora durante sua corrida matinal (só que não), onde um músico fazia sua apresentação para uma pequena plateia, e a Piscina Sant’Agnese, também no sestiere de Dorsoduro.

Caminhar por essa região é um passeio bem agradável para fugir da muvuca dos principais pontos turísticos da cidade. Gostei muito de me perder por lá, e acho que não teria conhecido essa região se não fosse por essas locações. Essa, aliás, é uma das vantagens que descobri procurando lugares cinematográficos por aí: ir além do óbvio.

Nosso protagonista stalker também vai atrás de Von pelo Campo Santo Stefano e pelo Campiello Barbaro. Mas o golpe de misericórdia é mesmo num lugar especial para a mocinha, a Scuola Grande di San Rocco. É que ela é grande fã de Tintoretto, cujos trabalhos mais famosos estão na Sala dell’Albergo e na Sala Superiore. Infelizmente, não cheguei a tempo e só conheci o prédio por fora, mas fica a dica para quem é fã de arte: Veneza, além de bela, tem conteúdo!

Aguardem, em breve, mais posts sobre a cidade aqui no blog. E não se esqueça de ver o que já publicamos sobre a Itália até agora!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas