As melhores viagens de Natal em filmes!


Como é o seu Natal (ou Hanukkah, ou Kwanza)? Você passa com a família? Faz aquela viagem? Foge da humanidade e faz uma maratona de filmes? Seja qual for a sua resposta, nosso post especial é perfeito para você, pois resolvemos (e conseguimos!) juntar tudo isso!

Confira nossa lista de filmes natalinos onde os personagens põem o pé na estrada, sozinhos ou com família e amigos. E aproveite para fazer uma maratona de fim de ano.

Então? Você vem?

Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York – 1992)

Pobre Kevin (Macaulay Culkin)! No primeiro ano ele ficou de fora da viagem natalina da família (que, aliás, foi péssima, choveu todo o tempo). Então, no ano seguinte, todo mundo se certificou de que ele não ficara em casa. E ele foi – infelizmente, para o lugar errado. Enquanto sua família seguiu para Flórida ele foi parar em Nova York.

Convenhamos, a Big Apple não é uma cidade tão ruim assim para esperar o Papai Noel. Entre as diversas atividades natalinas do menino estão: passeios pelo Central Park, uma visita à árvore do Rockefeller Center e estadia no icônico Hotel Plaza, onde encontrou o próximo presidente estadunidense, Donald Trump – todas atrações de verdade, que qualquer turista visitaria.

Ele também arrumou um tempinho para visitar os tios (que não estavam em casa), além de salvar uma loja de brinquedos e prender novamente os bandidos molhados grudentos (Joe Pesci e Daniel Stern). Catherine O’Hara , John Heard, Tim Curry, Brenda Fricker e Rob Schneider completam o elenco deste clássico natalino.

 

O Expresso Polar (The Polar Express – 2004)

Assim como a espera pela carta de Hogwarts, muita gente pode ter ficado decepcionada por nunca ter sido resgatada na véspera de Natal pelo Expresso Polar. O trem leva a criançada direto de suas camas para o Polo Norte. A grande atração? Ver o primeiro presente ser entregue e a partida do Bom Velhinho para sua jornada ao redor do mundo.

No caminho, a criançada faz amizades, bebe chocolate quente e conhece muitas, muitas versões do Tom Hanks. E claro, no caso de Herói, da Heroína e de Billy (sim, os nomes são esses mesmo!) também fazem um desvio que leva à uma excursão clandestina pelas ruas do Polo Norte e por áreas “exclusivas” da locomotiva.

A parte curiosa desta animação criada com a tecnologia de captura de movimentos é que a maioria dos personagens foi interpretada por Tom Hanks, inclusive o menino protagonista. O tal Herói tem as feições de Hanks e a voz de Josh Hutcherson (o Peeta de Jogos Vorazes)

 

O Amor não Tira Férias (The Holiday – 2006)

De vez em quando, algumas pessoas precisam de umas férias das suas vidas. Para Amanda (Cameron Diaz) e Iris (Kate Winslet) isso aconteceu bem no período das festas de fim de ano. Ligadas por um serviço na internet, as duas mulheres trocam de casa.

Iris passa o natal na mansão em Hollywood de Amanda, enquanto esta encontra conforto no charmoso chalé britânico de Iris. Além de novos rumos para suas vidas, mudança de valores e algumas lições, as moças também encontram interesses românticos (Jude Law e Jack Black) bem a tempo do Ano Novo, claro!

 

Menores Desacompanhados (Unaccompanied Minors – 2006)

O pior pesadelo de qualquer viajante de temporada: ficar preso no aeroporto e perder o feriado. Uma nevasca prende vários passageiros e muitos menores desacompanhados em um aeroporto. No início a criançada só causa “altas confusões” tentando sair da caótica sala reservada para crianças que viajam sozinhas.

Depois de muitas brigas, um longo passeio pelas dependências do terminal e uma véspera de Natal em claro, irmãos Spencer (Dyllan Christopher) e Katherine (Dominique Saldana), a rica e mimada Grace (Gina Mantegna), a estranha Donna (Quinn Shephard), o gênio Charlie (Tyler James Williams, o Chris antes de ser “odiado por todo mundo”) e o nerd Timothy (Brett Kelly), conseguem trazer o espírito de Natal para todos que perderam a celebração no saguão do aeroporto. O elenco ainda conta com uma Kristen Wiig antes da fama.

 

Natal em Família (I’ll Be Home for Christmas – 1998)

Jake Wilkinson (Jonathan Taylor Thomas) é um universitário malandro e egocêntrico que não vai para casa em Nova York desde que sua mãe morreu. É claro que ele muda de postura quando seu pai (Gary Cole) oferece um Porsche vintage 1957, caso ele chegue em casa até as 18h do dia 24 de dezembro para a ceia de Natal. Nesta soma de besteirol adolescente, road movie e filme natalino, o protagonista vai aprender algumas lições enquanto enfrenta os vários obstáculos no caminho.

O ponto de partida? O deserto da Califórnia, vestido de Papai Noel (com chapéu e a barba coladas no rosto) sem carteira, sem dinheiro e sem identificação. Jessica Biel vive a namorada do protagonista.

 

Operação Presente (Arthur Christmas – 2011)

Existe uma pessoa que viaja todo Natal, sem falta. E não é uma viagem qualquer, ele viaja o mundo todo em uma noite! Sim, estou falando do Papai Noel (Jim Broadbent). Desvendar o mistério de como o Bom Velhinho entrega dois bilhões de presentes em uma só noite é apenas uma das promessas deste filme natalino.

Também é tarefa da família Noel não esquecer nenhuma criança. Quando um presente é esquecido pelo patriarca, o caçula da família Arthur (James McAvoy) toma as rédeas, literalmente, das renas da situação e viaja à moda antiga para fazer a felicidade de uma única garotinha.

Mencionei que o jovem nunca foi treinado para herdar o trenó? É seu irmão mais velho Steve (Hugh Laurie) quem deve substituir o pai. Bill Nighy, Joan Cusack, Robbie Coltrane e Andy Serkis completam o time estelar de vozes da animação.

 

Boa Sorte, Charlie! É Natal! (Good Luck Charlie, It’s Christmas! – 2011)

O representante televisivo da nossa lista é um filme derivado da série do Disney Channel, Boa Sorte, Charlie! A família Duncan se planejou para passar o Natal com os avós em Palm Springs. Amy (Leigh-Allyn Baker) e Teddy (Bridgit Mendler), mãe e filha mais velha, perdem o voo e usam todo tipo de meio de transporte para tentar atravessar o país e passar a manhã do feriado com a família.

Enquanto isso, o pai Bob (Eric Allan Kramer) e os filhos PJ (Bradley Steven Perry) e Gabe (Bradley Steven Perry) se perdem ao tentar encontra-las no meio do caminho. Curiosamente, apesar do título, a bebê Charlie (Mia Talerico) não tem muito a fazer no longa, além de ser fofa e ameaçar os preciosos enfeites de Natal da vovó. Contém altas doses de lições açucaradas estilo Disney.

 

Viu só? Com a gente você viaja no Natal sem sair do sofá, e ainda dá para levar toda a família sem taxas extras! Conta pra gente: qual destas viagens cinematográficas de Natal é a mais divertida? Sua favorita ficou fora da lista? Comente e nos ajude a começar a próxima lista…

Boas festas, boa viagem e bons filmes!

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!