Berlim em 5 clipes: um roteiro musical pela capital alemã


Quem acompanha o Roteiro Adaptado já sabe que Berlim é um destino queridinho aqui no blog, mas isso não é exclusividade nossa. Além de servir de locação para filmes e séries, a cidade também compõe o cenário de vários clipes musicais. Listamos abaixo alguns vídeos para sentir a atmosfera da apaixonante capital alemã. Vem matar a saudade com a gente!

Stay  (Faraway, So Close!) – U2

Anjos em Berlim, imagens em preto e branco… Qualquer semelhança com Asas do Desejo (que já teve roteiro aqui no blog) não é mera coincidência: a canção do U2 lançada em 1993, no álbum Zooropa, faz parte da trilha sonora do filme Faraway, So Close!, continuação do clássico dirigida por Wim Wenders.

O vídeo, também dirigido pelo cineasta, mostra alguns cartões-portais berlinenses, como o Portão de Brandemburgo e a Torre de TV (Berliner Fernsehturm), mas quem se destaca é a Coluna da Vitória (Siegessäule), de onde o vocalista Bono Vox observa a cidade. Além de trechos do longa, o clipe retrata os integrantes da banda como anjos auxiliando os humanos.

Guardian – Alanis Morissette

Outro clipe claramente inspirado em Asas do Desejo, Guardian traz Alanis caracterizada com asas e vendo Berlim do alto: aqui ela está num topo de um prédio bem perto da Torre de TV, de onde é possível ver a estação de -Bahn e o chafariz da Alexanderplatz, uma das principais praças da cidade. A Siegessäule faz uma aparição relâmpago, numa homenagem ao filme.

 

One – U2

Com os charmosos trabants (carros produzidos na Alemanha até o início da década de 90), os membros da banda vestidos de mulheres e a presença de Bob Hewson, pai de Bono, este é um clipe “alternativo” mais interessante que o “oficial”. Dirigida por Anton Corbijn, a Berlin version foi deixada de lado porque a banda temia uma má interpretação do vídeo, já que os lucros da música foram revertidos para ajudar no combate contra a Aids e o U2 não queria associar a doença a nenhum estigma de sexualidade. O clipe ganhou então duas novas versões.

Mas o que nos interessa aqui é a cidade como personagem: além do Portão de Brandemburgo, é possível ver aqui a Frankfurter Tor e suas torres gêmeas e a grandiosa Karl-Marx-Allee, uma das principais avenidas da cidade. Cenas internas do vídeo também foram filmadas no Hansa Studio, onde a banda e artistas como David Bowie, Iggy Pop e Nick Cave, entre muitos outros, já gravaram.

 

Stars – Mark Owen

O clipe do ex-Take That passeia por uma Berlim menos turistona, mas perfeitamente reconhecível, e exatamente por esse motivo entrou nesta lista. Vestido com uma roupa de astronauta, Owen anda de S-Bahn, passeia no shopping, visita uma boate e entra em algumas lojas da cidade.

Mas também dá para apontar ali alguns endereços famosos como as já citadas Karl-Marx-Allee, por onde caminha no início do vídeo, a Torre de TV e os arredores da Alexanderplatz, onde o cantor cruza com uma passista de escola de samba (?).

 

Seeeds – Dickes B

Assim como Stars, esse é um clipe que conheci pós-viagem a Berlim. E, além de a música ser extremamente empolgante, foi uma delícia “percorrer” cada rua com eles. Para quem não entende uma palavra de alemão como eu, aqui tem uma tradução da letra em inglês. Spoiler: ela fala sobre a própria cidade.

Tem novamente a Alexanderplatz (com vista para a estação), a Catedral de Berlim, o metrô, a East Side Gallery, o cinema Kino International e termina numa animada apresentação em um clube. Porque Berlim é uma festa!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas