Biblioteca de Cinema: O Real Gabinete Português de Leitura nas telas


O Real Gabinete Português de Leitura é deslumbrante, e uma referência cultural portuguesa em solo carioca, como vimos nessa visita que fizemos por lá. Prova disso é que o a instituição não apenas serve de pesquisa para obras e produções, históricas ou ficcionais, como sua sede já foi cenário das mais variadas aventuras. Hora de conferir as produções que tiveram a biblioteca como cenário!

O Xangô de Baker Street (2001)

Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) está no Rio de Janeiro, acompanhado de Dr. Watson (Anthony O’Donnell) para investigar uma série de crimes, em uma época em que o termo “assassino em série” ainda não existia. Após quase presenciar um dos crimes, o detetive engaja uma perseguição ao suspeito pelas ruas do centro do Rio. A correria vai acabar dentro do Real Gabinete em uma noite sombria e muito muito escura – sim a cena é escura assim mesmo. Apesar da escuridão, é impossível não reconhecer o Salão de Leitura.

Bancando a “Xeroque Rolmes”!!!

O Sítio do Pica-pau Amarelo (2004)

Emília (Isabelle Drummond) encontra um misterioso medalhão com um símbolo português que instiga a curiosidade até de Dona Benta (Nicette Bruno). Logo, a doce vovó decide levar a molecada toda para pesquisar sobre o artefato no Real Gabinete Português de Leitura. Lá ela conta uma versão da lenda portuguesa da Dama do Pé de Cabra. História que a turminha, é claro, resolve se intrometer já que a boneca de pano não gostou muito do final contado por Dona Benta.

Turma do Sítio pesquisando em frente à estátua de Camões do Real Gabinete Português de Leitura

O Menino no Espelho (2014)

Na Belo Horizonte dos anos 1930. Fernando (Lino Facioli, o Robin Arryn de Game of Thrones) é um garoto traquinas que vê seus problemas resolvidos quando seu reflexo salta do espelho. Ele deixa seu sósia “Odnanref” – Fernando ao contrário – fazendo suas tarefas chatas para poder se divertir à vontade. É claro, que em certo momento as coisas começam a desandar e o garoto precisa se livrar de seu duplo. Ele e sua amiga Mariana (Giovanna Rispoli) vão à uma biblioteca procurar uma solução para seu problema. Assim, o Gabinete serviu de cenário para uma biblioteca mineira.

A posição das mesas mudam de tempos em tempos, mas repara nos livros nas prateleiras, são os mesmos!

O Concurso (2013)

Nesta comédia nacional o gaúcho Rogério Carlos (Fábio Porchat), o paulista Bernardinho (Rodrigo Pandolfo) e o cearense Freitas (Anderson Di Rizzi) querem se tornar juízes. Mas passar em um concurso para juiz federal não é nada fácil, por isso o trio resolve gastar um belo dia de sol estudando. Ao menos escolheram a biblioteca mais bonita na cidade, e com uma bela claraboia para aproveitar um pouquinho do dia ensolarado que eles mencionam. É claro, que o foco se perde assim que eles chegam, e o estudo fica de lado. E vale lembrar, que não é permitido fazer nada do que eles fazem no salão de leitura. Aliás, não faça nada disso em biblioteca nenhuma, ok?

Cochilar na biblioteca e ser expulso pelo bibliotecário, quem nunca?

Em 2014 o gabinete “lançou” seu próprio filme A Pedra Fundamental dirigido por Thiago Valente e protagonizado por Mel Maia, conta a história de uma menina curiosa e conectada que se perde no Gabinete e descobre os prazeres da leitura “off-line”. O DVD institucional era distribuído para alunos e professores que visitavam a biblioteca.

O Real Gabinete Português de Leitura ainda serviu de fonte de pesquisa e abrigou cenas de O Primo Basílio (1988), Os Maias (2001) e Mad Maria (2005). A Retrospectiva 2008 da Rede Globo foi apresentada dentro do gabinete, com Sérgio Chapelin fazendo inveja no povo ao ter acesso à cada cantinho do prédio, e aos seus livros. Em 2010 foi a vez do Estrelas de Angélica usar o Salão de Leitura como cenário da entrevista com o jornalista Heraldo Pereira, que falou de sua vida, a carreira e paixão pelo futebol.

Angélica e Heraldo Pereira no “Estrelas”. Sérgio Chapelin apresentando a “Restrospectiva 2008”

Logo, se você já conhece, ou aceitou nossa dica e está prestes a conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, fique avisado: a sensação de estar em um cenário de filme não é mera coincidência! O prédio abriga muitas histórias, dentro e fora das páginas em suas prateleiras.

Descubra como foi nossa visita ao Real Gabinete Português de Leitura e confira outras comparações de cenas em nossa galeria abaixo.

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões, 30, Centro – Rio de Janeiro – RJ
http://www.realgabinete.com.br
E-mail – gabinete@realgabinete.com.br
Telefone: (+ 55 21) 2221-3138 / Tel/Fax: (+ 55 21) 2221-2960
Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Gratuito

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!

  • Como boa fã de literatura portuguesa, adoraria conhecer esse lugar, realmente é lindo!

    • Fabiane Bastos

      Se tiver oportunidade não deixe de vir. Vai amar este lugar! Bjs..

  • Tha Moura

    Ola.
    Que interessante. Não sabia que existia. Valeu por compartilhar.

    • Fabiane Bastos

      Adoramos apresentar lugares novos. Valeu pela visita!

  • Ana Paula Fidelis

    Que legal! Já fui lá há muitos anos! É realmente lindíssimo! Ideia super legal de post! 🙂

    • Fabiane Bastos

      Gostou da ideia de juntar viagem com cinema, séries, etc? Confira nossos “Roteiros Adaptados”, temos vários destes posts. Obrigada pela visita!

  • Que interessante! Não sabia que existia, aliás com um país imenso como o nosso é difícil conhecermos tudo. Talvez um dia eu possa conhecer a biblioteca. Achei seu post super legal! 🙂

    • Fabiane Bastos

      Que bom que curtiu o post. É não dá para conhecer tudo, mas a gente bem que tenta né? rs

  • Expanda Fronteiras

    Olá Fabiane, muito legal todas as referências cinematográficas a essa importante biblioteca nacional. Adorei o relato, parabéns!

    • Fabiane Bastos

      Que bom que gostou. Juntar duas paixões como conhecer lugares novos e cinema, é nosso passatempo favorito por aqui! 😉

  • Só tem motivos pra ser cenário de filmes, né? Que lindo é esse lugar!! 🙂 Adorei!

    • Fabiane Bastos

      É um cenário pronto, só esperando pela câmera. Obrigada pela visita!

  • Viajante Móvel

    Esse post trouxe outra duas paixões minhas, livros e cinema, além de viajar é claro.Fiquei com muita vontade de conhecer essa biblioteca.

    • Fabiane Bastos

      Vem conhecer, e depois me conte como foi!

  • Analuiza

    Como não amar um lugar desses carregado de cultura: livros, cinema, antiguidade… Além disso, bonito de doer na alma e alegrar os olhos! Lindo texto!

    • Fabiane Bastos

      Obrigada. Realmente, é impossível não amar o Gabinete!

  • Juliana Almeida Rios

    Amo livros, então achei esse lugar muito especial!
    Não sabia que foi cenário de tantas produções.
    Com certeza vou incluir no roteiro da minha próxima viagem ao Rio.

    • Fabiane Bastos

      Inclua sim, é deslumbrante! 😉