Cenário de ficção científica: a Berlim futurista de “Aeon Flux”


Charlize Theron em cena do filme "Aeon Flux"

Nem Charlize Theron deve gostar de lembrar que um dia cometeu Aeon Flux em sua carreira, mas a razão para esta ficção científica estar neste blog não é por suas qualidades artísticas. O filme de 2005 surgiu na minha pesquisa por acaso, quando estava programando a eurotrip 2016. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que as locações futuristas do longa ficavam na capital alemã e arredores? Confesso que nem imaginava.

Fiquei mais curiosa ainda ao saber que a diretora Karyn Kusama cogitou rodá-lo em Brasília. Acho digno nossa arquitetura ser explorada por Hollywood (tomara que em alguma produção mais bem feita), mas, por enquanto, que tal explorar esse lado de Berlim?

Leia também:

Uma visita a Berlim Oriental com “Adeus, Lênin!”

Sob o céu de Berlim: as locações de “Asas do Desejo”

“Sense8” em Berlim: visitamos as locações alemãs da série

Sanssouci

Os jardins do Palácio de Sanssouci, em Potsdam, são cenário do filme "Aeon Flux"

Palácio Sanssouci, em Potsdam

Um dos primeiríssimos cenários do filme não fica propriamente na capital, mas numa cidade próxima, chamada Potsdam. Já falamos dela aqui no roteiro da temporada alemã de Homeland – é uma gracinha e bem fácil de visitar se tiver um dia extra na sua viagem. Aqui a atração são os jardins do Palácio de Sanssouci: é nele que ficam as escadarias por onde Aeon (Theron) passa, decidida, com sua máscara, cara de má e cinta-liga (?), no meio da multidão. É quando somos apresentados às primeiras ações da protagonista.

O palácio, residência de verão do rei Frederico II da Prússia, é uma das atrações mais visitadas da cidade, mas há outros locais menos turísticos que também empresta seu visual para o filme: o Volkspark Potsdam (área do Skatepark) e a Biosphäre Potsdam. Além disso, a cidade também foi a base para muitas cenas internas, filmadas nas dependências do Babelsberg Studios – que é local de produção de vários filmes conhecidos, mas infelizmente só dispões de visitas guiadas para grupos e em alemão.

 

Embaixada do México

A Embaixada do México, em Berlim, é cenário do filme "Aeon Flux"

Embaixada do México, em Berlim

Logo depois partimos para a capital propriamente dita, e o edifício marcante visto numa cena rápida, onde uma mulher é raptada misteriosamente, nada mais é do que a fachada da Embaixada do México (Klingelhöferstraße 3).

 

Bauhaus Archive

Bauhaus Archive, em Berlim, é cenário de "Aeon Flux"

Bauhaus Archive, em Berlim

Bem pertinho da embaixada ficou outro cenários marcante do filme: o museu Bauhaus Archive (Klingelhöferstraße 14), que é a casa da irmã de Aeon, Una.

 

Casa das Culturas do Mundo 

Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, é cenário do filme "Aeon Flux"

Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, foi cenário do filme "Aeon Flux"

O prédio inconfundível da Casa das Culturas do Mundo (Haus der Kulturen der Welt) também dá o ar da graça em Aeon Flux.

 

Outras locações:

  • Tierheim (Hausvaterweg 39)
  • Langhansbau Anatomisches Theater (Philippstraße 12/13)
  • Kirche Maria Regina Martyrum
  • Kapelle der Versoehnung (Bernauer Straße 4)
  • Krematorium Baumschulenweg (Kiefholzstraße 221)
  • Windkanal, túnel de vento no Aerodynamic Park
  • Renaissance-Theater (Knesebeckstraße 100)
  • Clay Headquarters Compound (Saargemünder Strasse)
  • Velodrom (Paul-Heyse-Straße 26)
  • Trudelturm, Aerodynamic Park
  • Waterworks Museum.

O que achou do roteiro futurista de Berlim? Reconheceu algum desses cenários no filme ou já fez uma visita a alguma dessas atrações? Conta para a gente nos comentários! E acompanhe tudo que já publicamos sobre Berlim aqui no blog.

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas