Cinema: crianças com o pé na estrada!


O dia das crianças está chegando e paramos para pensar: qual grande jornada infantil cinematográfica poderia inspirar os pequenos a conhecer o mundo? Foi aí que percebemos uma coisa. Se eliminarmos aventuras em mundos mágicos, fictícios e as comédias pastelão de férias com a família não existem muitos filmes onde crianças saem para conhecer o nosso planetinha!

Será que não estamos levando as crianças para viajar apropriadamente? De qualquer forma, somos brasileiras e não desistimos fácil, logo, assim ficou nossa lista de filmes com pequenos turistas. Vale lembrar que apesar de personagens da ficção eles estão viajando no mundo real, por isso servem de inspiração para qualquer viajante-mirim.

Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York

Home Alone 2: Lost in New York (1992)

Ok, sabemos esse é meio óbvio. Mas se eu não colocasse na lista ia parecer um erro. O pobre Kevin (Macaulay Culkin) ficou de fora da viagem natalina da família, quando tinha oito anos. Então, no ano seguinte, todo mundo se certificou de que ele não ficara em casa. E ele foi – infelizmente, para o lugar errado! Enquanto sua família seguiu para Flórida ele foi parar em Nova York, e quem disse que isso foi problema? Entre as diversas atividades natalinas do menino estão: passeios pelo Central Park, uma visita à árvore do Rockefeller Center e estadia no icônico Hotel Plaza, onde encontrou o, então futuro, presidente estadunidense, Donald Trump – todas atrações de verdade, que qualquer turista visitaria.

Ele também arrumou um tempinho para visitar os tios (que não estavam em casa), além de salvar uma loja de brinquedos e prender novamente os bandidos molhados/grudentos (Joe Pesci e Daniel Stern). Catherine O’Hara , John Heard, Tim Curry, Brenda Fricker e Rob Schneider completam o elenco deste clássico natalino. Sabia que o argumento desse filme é John Hughes?

Ninguém segura esse bebê

Baby’s Day Out (1994)

O protagonista deste clássico da Sessão da Tarde é um precursor de nossos Roteiros Adaptados! Depois de ser sequestrado por três bandidos desastrados o bebê Bink foge de seus raptores e resolve visitar os lugares citados em seu livro favorito (igualzinho a gente!). Os pontos incluem uma construção, o Zoológico da cidade e até uma casa de repouso, além de muitas ruas de Chicago. É verdade, ele não sai da cidade que mora, mas para quem ainda nem sabe andar, acho que já está de bom tamanho. Mencionei que ele ainda dá a localização dos bandidos?

Achou o argumento de criança sozinha contra bandidos familiar? Pois esta pérola também tem ninguém menos que John Hughes (de Esqueceram de Mim) como roteirista. Os gêmeos Robert Worton e Jacob Joseph Worton dividiam o papel do bebê. Entre os adultos, Joe Mantegna, Lara Flynn Boyle e Joe Pantoliano completavam o elenco.

Passaporte para Paris

Passaport to Paris (1999)

Quase virando adolescentes as estrelas-mirins Mary-Kate e Ashley Olsen visitaram França em um filme para TV que era clássico do Cinema em Casa do SBT – nem tudo era Sessão da Tarde, gente! – As gêmeas Melanie e Allyson Porter vão para Paris, passar um tempo com seu avô Edward (Peter White), o Embaixador dos EUA. Atarefado, o diplomata deixa as netas a cargo do assistente, a quem elas enganam constantemente para encontrar meninos franceses, fazer compras com uma supermodelo e conhecer os cartões portais da cidade. Programa típico para alguém de 11 anos, né?!.

Ah, além de “turistar”, elas também conseguem ajudar o avô a aprovar um projeto desafiando o Ministro do Exterior das Relações Exteriores da França. E o patriarca acaba descobrindo que precisa trabalhar menos e passar mais tempo com a família no processo.

Uma Viagem Extraordinária

The Young and Prodigious T.S. Spivet (2013)

O gênio de 10 anos T.S. Spivet (Kyle Catlett) ganha um importante prêmio do Smithsonian por uma de suas invenções e resolve viajar sozinho de Montana até Washington para recebe-lo. É claro, ele não conta para a família sobre a jornada, muito menos informa aos responsáveis pelo prêmio sobre sua verdadeira idade. Na viagem que inclui trechos de caminhada, trem e até carona, ele também vai enfrentar outros traumas além dos tradicionais perigos da estrada.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, tem Helena Bonham Carter, Judy Davis e Callum Keith Rennie no elenco.

***Você deve estar se perguntando: será que existem filmes inspirados em jornadas reais de pequenos viajantes? Bom, cinebiografias existem sim. Infelizmente as viagens que encontrei não foram pelos melhores motivos, ou nas melhores condições.***

Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Un Sac De Billes (2017)

Joseph (Dorian Le Clech) e Maurice (Batyste Fleurial) são judeus vivendo na França no período da ocupação nazista. Com 10 e 12 anos precisam partir sozinhos de Paris para a “zona livre” no sul do país em 1941. Uma longa caminhada, encontros, desencontros e muita incerteza permeiam essa jornada baseada em uma história real. Mas que não privam os meninos de alguns momentos de descoberta e alegria ao longo dos quatro anos de viagens pelo continente.

Baseado no best seller autobiográfico Un Sac De Billes de Joseph Joffo, o irmão caçula, lançado originalmente em 1973.

A Viagem de Fanny

Le Voyage de Fanny (2017)

Fanny (Léonie Souchaud) de 12 anos já viva longe dos pais há dois anos, e cuidava das irmãs mais novas em um lar para crianças judias na França durante a 2ª Geurra Mundial, quando a casa é delatada e todos são obrigados a fugir. Apesar dos esforços dos adultos, não demora muito para Fanny se descobrir responsável por um grupo de crianças. Sua missão: levar todos à salvo para a fronteira da Suíça, sem saber o caminho, em quem confiar, sem comida ou recursos e com crianças pequenas assustadas e que pouco conhece. 

Também baseado em uma autobiografia Le Voyage de Fanny – L’Histoire Vraie d’une Jeune Fille au Destin Hors du Commun, de Fanny Ben-Ami.

____________

Aventuras de pequenos viajantes nos cinemas não são muitas é verdade (estranho porque de animais lembro de umas 10 rapidinho!), mas tem para todos os gostos, de comédias a aventuras bobinhas, passando pelo autoconhecimento e pelas tristes histórias reais que precisam ser conhecidas.

Conhece mais alguma jornada de um viajante mirim? Prefere aventuras por terras fantásticas? Podemos fazer esta lista também, mas enquanto a próxima sessão não vem, quem topa levar os pequenos para conhecer o mundo e criar novas e inspiradoras histórias?

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!