Espanha em 5 clipes: um giro musical por Madri, Barcelona e Andaluzia


Eu e minhas listas! Toda vez que começo uma aqui no blog faço logo um aviso: não é um recorte definitivo. Imagina abarcar a multiplicidade de um país inteiro em poucos vídeos? Não é, nem de longe, a pretensão deste post.

É mais um jeito de reavivar algumas memórias afetivas – incluem, portanto, pelos lugares que eu vi e senti durante minha passagem pelo país, há cinco anos (e parece que foi ontem) – e que podem inspirar outros viajantes durante sua estadia na Espanha, um país que amei conhecer e que quero explorar mais assim que tiver oportunidade. E com música, de preferência.

Shakira – Loca

Eu não circulei de biquíni dourado nem levei multa por entrar numa fonte ou andar de moto sem capacete (sim, isso aconteceu com a cantora), mas o clipe de Shakira me lembra muito a sensação de chegar à cidade depois de dias um tanto frios e cinzentos em Londres e Paris. Temperatura de 30 graus, brisa do mar, pé na areia, cerveja gelada. Eu estava quase me sentindo no Rio de novo. E esse passeio pela praia de Barceloneta no clipe me faz reviver automaticamente meus dias por lá.

Já deu para perceber que sou #teamBarcelona naquela eterna rixa entre a capital da Catalunha e Madri. Ao mesmo tempo em que eu me sentia em casa, havia algo único ali, incluindo o idioma, que parece espanhol, mas não é, parece tantas outras línguas, mas não é. Depois de ser recebida com esse outono com cara de verão, peguei tanta chuva na cabeça que mal consegui turistar, mas já estava fisgada: amo essa cidade até debaixo d’água.

Madonna – Take a Bow

Acho que dá pra fazer uma volta ao mundo só seguindo os clipes da Madonna. Ela já apareceu aqui na nossa lista de vídeos musicais pela Itália e volta com toda justiça no nosso roteiro espanhol por ter escolhido uma cidade que marcou minha passagem pela Andaluzia: Ronda.

O principal cenário de Take a Bow, no entanto, eu só conheci de longe: trata-se da Plaza de Toros, um lugar que eu me recusei a visitar em todas as cidades pelo país, porque sou totalmente contra as touradas. Mas aqui o “espetáculo” casa perfeitamente com a letra da música e com o conceito da produção, que é um charme.

Evanescence – My Immortal

No clipe do Evanescence, Barcelona tem outra cara, muito menos ensolarada. O cenário escolhido, o Bairro Gótico, tem muito mais a ver com o estilo musical do grupo e da música.

Simply Red – Something Got me Started

Se me perguntassem, eu nunca imaginaria essa combinação: Simply Red e Sevilha. Seja quais foram os motivos que levaram o grupo inglês a escolher a Andaluzia para contar essa história, eu digo que foi uma decisão acertada.

Porque o lugar é encantador: a enorme e deslumbrante Plaza de España é, certamente, um dos lugares mais impressionantes que eu conheci nessa viagem. Eu não queria ir embora! E o Real Alcázar, que você já viu aqui no blog por ser cenário de Game of Thrones, é outra das atrações mais conhecidas da região e um passeio imperdível. Pena que a cafonice e os maneirismos das edições dos anos 90 não mostrem mais da cidade.

Pitbull feat. Shakira – Get it Started

Olha a senhora Piqué dando o ar da graça novamente por aqui, desta vez em Madri. Não vou negar aqui que a capital espanhola foi a cidade que menos me empolgou no país, mas não digo isso para desmotivar quem estiver de malas prontas para embarcar para lá. Cada um tem uma experiência diferente e não acho mesmo que ela deva ser riscada do seu itinerário.

Minhas atrações madrilenhas favoritas não aparecem aqui (os museus e o Parque del Retiro), mas ainda assim gostei de rever a cidade por outro ângulo e ver no clipe a estação de Atocha, que chama a atenção por seu exótico jardim de inverno, é um dos cenários do clipe. A Plaza del Callao e a Plaza de Colón também são locações para o vídeo.

Bônus

Para minha surpresa Enrique Iglesias tem mais clipes gravados fora da Espanha do que em seu país natal. E Alejandro Sanz, quando grava por lá, dá preferência a estúdios ou lugares menos turísticos (e portanto mais difíceis de localizar).

Até faz sentido que os artistas estrangeiros deem preferência aos cartões postais – aqui, funciona parecido, não é? Mas eu não queria deixar a lista sem um registro mais local, mesmo que as cidades em questão fiquem um tanto mais de pano de fundo.

Então deixo vocês com esses duetos de Sanz com duas divas queridinhas, Laura Pausini e Alicia Keys, cujos clipes apenas sugerem um pouco de Madri e Barcelona, respectivamente.

Barcelona, do grupo Giulia y los Tellarini, você deve lembrar da trilha sonora de Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, filme que circula por várias obras de Gaudí pela cidade. Apesar de o clipe original ser bem econômico em imagens locais, a música já ajuda a entrar no clima.

O que achou da nossa lista? Acrescentaria algum clipe? Conta para a gente nos comentários quais músicas ou vídeos te lembram a Espanha ou quais só fazem sua vontade de conhecer o país aumentar 🙂

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas