O metrô de Nova York e suas esquisitices no cinema!


O espectador mais atento já deve ter notado: não é incomum personagens encontrarem as coisas mais estranhas nos metrôs por onde passam durante suas jornadas. De fantasmas a alienígenas, tem de tudo no subterrâneo. Especialmente se for o subterrâneo de Nova York.

esquisitices-do-metro-de-ny-2

Mas não entre em pânico, caro viajante/cinéfilo/leitor/aficionado por séries! A grande maioria destas coisas estranhas não acontece com viajantes da vida real. Mesmo assim, é claro que não deixaríamos passar a oportunidade de criar uma lista com tais esquisitices:

Fantasma do Metrô de Ghost

Este assustou toda uma geração durante a “Sessão da Tarde” na década de 1990. O Fantasma do Metrô (o nome, aliás, é esse mesmo nos créditos do filme, Subway Ghost), passava o dia assombrando os passageiros e era extremamente possessivo em relação a “seu trem”, expulsando agressivamente outras almas que apareciam em seu território. Mesmo depois que Sam (Patrick Swayze) o encara, pedindo ajuda para aprimorar suas ‘habilidades de assombração’, o personagem vivido por Vincent Schiavelli continua assustando muita gente em Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990).

Fantasmas de Os Caça-Fantasmas

É quase imperativo que em um filme cheio de fantasmas ambientado em Nova York, ao menos um deles assombre a extensa malha metroviária da cidade. E o Fantasma do Metrô (pois é, mesmo nome) está presente na franquia Os Caça-Fantasmas, no filme original de 1984 e no remake de 2016, embora apareça sob diferentes formas e circunstâncias.

esquisitices-do-metro-de-ny-3

Os Caça-Fantasmas (1984)

Em 1984, ele dá as caras após o inspetor da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), desconfiado quanto a origem das atividades paranormais na cidade, exigir que o receptor onde se encontram os fantasmas capturados pelos Caça-Fantasmas seja aberto para inspeção. Isso acaba libertando todos os espíritos, inclusive o Fantasma do Metrô. Este aparece subindo ao nível da rua, agitando os braços e tentáculos, aumentando a confusão na hora do rush.

esquisitices-do-metro-de-ny-6Em 2016, a funcionária do metrô Patty Tolan (Leslie Jones) vê a criatura nos trilhos e acaba virando uma das primeiras clientes das Caça-Fantasmas e, posteriormente, um membro da equipe. Nesta versão, o fantasma aparece na figura de um condenado à morte na cadeira elétrica. Também foi em uma parede do metrô que a produção resolveu trazer de volta o icônico logo da equipe.

Jeff 

É provável que você não ligue o nome ao alienígena, mas Jeff é o minhocão gigante que vive no metrô de Nova York em MIB – Homens de Preto II (2002). O Agente J (Will Smith) vai interrogar a minhoca gigante por ter saído das linhas nas quais fora designado a viver. Mas seu inexperiente parceiro toma a frente e agride a flor que Jeff tem no topo da cabeça. O resultado é uma perseguição subterrânea e um trem meio comido.

Um número musical

Não é só de monstros que vivem os subterrâneos de Nova York. Se você viver por lá no final da década de 1980 pode até esbarrar em um número musical. Afinal, gente dançando e cantando sem motivo aparente, ensaio prévio e acompanhamento musical vindo de lugar nenhum não é coisa que acontece todo dia. Mas é o caso da versão para o cinema do musical da Brodway Rent – Os Boêmios (2005). A cantoria é estrelada por Jesse L. Martin, Wilson Jermaine Heredia, Adam Pascal e Anthony Rapp.

Keira Knightley e Mark Ruffalo gravando um CD

Já que entramos no campo da música: a cantora e compositora britânica Gretta (Keira Knightley) se muda para Nova Yotk com o namorado famoso, apenas para ser abandonada por ele (vivido por Adam Levine, imagina a “deprê”!). Sozinha, começa a cantar em bares da cidade quando é descoberta por Dan Mulligan (Mark Ruffalo). O produtor musical falido se empenham em reavivar sua carreira e revelar a de Greta com uma ideia brilhante: produzir um álbum inteiro gravado ao vivo durante o verão em vários locais públicos da cidade. É claro, uma estação de metrô está inclusa entre os locais de gravação escolhidos em Mesmo Se Nada Der Certo (2013).

esquisitices-do-metro-de-ny-1

O Homem-Aranha fazendo de tudo um pouco

Peter Parker é um típico cidadão nova-iorquino, e não é dos mais ricos – logo, usar o transporte público faz parte da sua rotina. Além disso, volta e meia o Cabeça de Teia precisa perseguir algum vilão até o subterrâneo.

Em Homem-Aranha 3 (2007), o herói então vivido por Tobey Maguire, tem um grande duelo com o Homem de Areia (Thomas Haden Church) nos túneis do metrô.

Já em O Espetacular Homem-Aranha (2012), Peter Parker, agora vivido por Andrew Garfield, começa a descobrir suas novas habilidades criando confusão entre os passageiros.

Enquanto isso, em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014), uma estação de metrô secreta guarda segredos sobre o passado do pai do protagonista – uma mudança na mitologia que irritou muitos fãs. Segundo a crença popular, tal estação secreta realmente existe, nunca foi terminada devido à Grande Depressão e também à Segunda Guerra Mundial. Mas serve de possível rota de fuga para presidentes.

esquisitices-do-metro-de-ny-1

Laboratório de Feitiços

Em O Aprendiz de Feiticeiro (2010), Dave (Jay Baruchel) invade uma estação de metrô abandonada e cria seu próprio laboratório de ciências nela. Mais tarde, o local também serve de área de treinamento, quando Balthazar Blake (Nicolas Cage) treina o rapaz para ser um feiticeiro. Grande parte dessas cenas foram filmadas em uma estação desativada embaixo do New York City Hall.

"THE SORCERER'S APPRENTICE" Film Frame (L-R) Teresa Palmer, Jay Baruchel ©Disney Enterprises, Inc. and Jerry Bruckheimer, Inc. All rights reserved.

©Disney Enterprises, Inc. and Jerry Bruckheimer, Inc. All rights reserved.

Uma das cidade mais usadas como cenários de filmes, não é surpresa que Nova York tenha o metrô mais povoado de esquisitices. Apesar de variada, nossa singela lista não é definitiva e todo ano novas coisas peculiares acontecem por lá.

E você? Lembrou de algum acontecimento curioso que só a ficção poderia proporcionar a este transporte público tão eficiente?

Leia também