Explorando Veneza com “Indiana Jones e a Última Cruzada”


Viajando com Indiana Jones até Veneza

Não sei quantas vezes assisti aos filmes do Indiana Jones quando era criança. E em cada um deles, além da presença de Harrison Ford, do humor único e das sequências de ação empolgantes, adorava viajar um pouco com ele pelo mundo. Ele era só um arqueólogo almofadinha que vivia as maiores aventuras em lugares distantes e exóticos, diz aí se não é incrível?

E esse frame que abre esse texto – a primeira vez que Veneza aparece em Indiana Jones e a Última Cruzada – é uma homenagem a essa nostalgia que o filme me faz sentir, inclusive a animação que sugeria o roteiro do protagonista pelo mapa. Na época nem sonhava em conhecer algum lugar visitado por um dos meus heróis favoritos da ficção.

O itinerário é mais enxuto do que eu gostaria, mas seguindo os passos do personagem, já dá para conhecer um bom pedaço da cidade italiana, que é bem mais que a Piazza San Marco. Vamos lá?

Fondamenta Salute

O filme não está muito preocupado em evidenciar lugares tão turísticos de Veneza (embora ela toda seja um cartão-postal, é impressionante!). Então, logo que Indiana chega à Itália, para encontrar “o” dr. Schneider – na verdade, Elsa (Alison Doody) -, ele desembarca na Fondamenta Salute (bem perto da Basílica Santa Maria della Salute, que já mencionamos aqui no roteiro de outro herói viajandão, um tal de James Bond).

Do outro lado do Canal Grande, é possível ver alguns hotéis famosos, como o Gritti Palace (aquele de Todos Dizem Eu Te Amo) e o Regina, além, é claro, do Campanário de São Marcos.

Indiana Jones (Harrison Ford) e Marcus Brody (Denholm Elliott) conhecem a dra. Elsa Schneider (Alison Doody)

Vista da Fondamenta Salute

Campo San Barnaba

No filme, dá a impressão de nossa próxima parada ser bem perto, mas você vai precisar caminhar um pouquinho (ver mapa no fim do post). O trio segue pela Fondamenta Gherardini e a Ponte dei Pugni até chegar ao Campo San Barnaba e à Igreja de San Barnaba. Na trama, o templo é uma biblioteca, que eles exploram atrás de uma pista do Santo Graal descrita pelo professor Henry Jones (Sean Connery). O arqueólogo chega a comentar que não parece uma biblioteca, e – que surpresa – ele estava certo!

Aqui tem aquela pegadinha clássica: só a fachada do edifício foi usada nas filmagens, o interior da biblioteca foi erguido em estúdio. Mas você pode visitar, por que não? Na época da minha visita à cidade, a igreja abrigava uma mostra sobre trabalhos de Leonardo Da Vinci.

Fachada da Igreja de San Barnaba no filme

O trio chega à “biblioteca”

Fachada da biblioteca fake

Campo San Barnaba

O campo é o mesmo de onde Indiana sai da catacumba e assusta aos elegantes frequentadores de algum café: como vocês podem observar, tudo fictício.

Indiana sai da catacumba no meio da praça – só que não

Campo San Barnaba

Palazzo Barbaro

Muito do que se vê a seguir no filme, sinto informar, não é em Veneza: desde a fuga até a perseguição de barco, as sequências foram rodadas na Inglaterra. Mas nosso herói deixa Kazim (Kevork Malikyan), que até então estava em seu encalço, em um local totalmente real: o Palazzo Barbaro, de onde se vê, aí sim, a basílica.

Não achei um site confiável que fale sobre visitas, mas pelo que li é uma propriedade privada (na verdade, são dois edifícios) que é aberta a visitação em ocasiões especiais. Mas é possível ter uma vista parecida a partir da belíssima Ponte dell’Accademia. Nada mal, hein?

Kazim desembarca no Palazzo Barbaro

Dá para ter uma visão bastante aproximada a partir da Ponte dell’Accademia

Curtiu o passeio? Esperamos visitar muitos outros cenários dos outros filmes do Indy (sou íntima, me deixa) em breve! Mas se você está com viagem marcada para Veneza e quer “esbarrar” em mais lugares cinematográficos por lá, dá uma olhada nos nossos outros conteúdos sobre Veneza aqui no blog, você já viu? Depois conta para a gente o que achou 😉

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas