Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores: Uma pequena joia em pleno Centro do Rio de Janeiro


Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor – Centro do Rio de Janeiro

Situada na Rua do Ouvidor – uma das mais famosas do Centro do Rio, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é uma graça. Praticamente escondida entre os prédios antigos de comércio – a região era tomada por lojas e armazéns, muitos ainda de pé e mantendo suas antigas funções – foi construída no século XVIII por comerciantes locais após a proibição de existência de oratórios públicos. A igreja foi erguida onde antes fora uma casa, numa esquina próxima ao local original do oratório.

Você imaginaria encontrar tudo isso aqui dentro?

Apesar de pequena no tamanho, lá dentro a gente encontra uma explosão de detalhes e cores. Decorada ao gosto da elite mercantil da época, tem um estilo colorido de rococó tardio: quando da reforma no século XIX, trazendo muito entalhamento em madeira, pinturas sacras e douramento nas ornamentações. Os artistas responsáveis pelo entalhamento em madeira e estuque foram Antônio de Pádua e Castro e Antônio Alves Meira, os mesmos artesãos que trabalharam nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo e da Candelária. Outras características peculiares são a própria entrada da igreja – que se faz por uma galilé (uma estrutura arquitetônica que consiste de arcos e portões de ferro, destinadas à proteção da entrada) ao invés de uma porta diretamente ligada à rua, as duas claraboias que iluminam a nave e o altar central, e sua compleição elíptica, que a difere das dimensões retangulares ou em forma de cruz de outras igrejas.

Cada altar é repleto de detalhes que valem uma apreciação mais demorada

Mas a maior curiosidade da igreja está em um fato histórico que, dizem, resultou em um milagre. Durante a Revolta da Armada (uma rebelião militar ocorrida logo após a Proclamação da República, 1893/94), uma bala de canhão teria atingido a torre da igreja e derrubado de lá a imagem da santa padroeira. Depois de cair lá do alto, a estátua de mármore teria quebrado apenas dois dedos, mantendo-se praticamente intacta. Tanto a imagem e a bala de canhão atribuídas ao milagre estão em exposição no interior da igreja, num pequeno átrio ao lado do altar principal.

A bala fica exposta ao lado da imagem que (dizem) ela não conseguiu destruir

Se estiver pensando em visitá-la, a igreja fica na Rua do Ouvidor, 35 – esquina com a Travessa do Comércio – passamos por ela procurando locações para o post do clipe do John Legend. É muito fácil chegar: há acessos pela Avenida Primeiro de Março, pela Praça XV e a estação do metrô mais próxima é a Uruguaiana (um pouco distante, mas com muitas outras atrações nessa caminhada até lá). Na hora do almoço, os restaurantes da rua costumam encher – comida boa e preço honesto, com várias opções. Então é uma boa passar por ali para matar a fome e conhecer mais um ponto turístico pouco conhecido da cidade.

Leia também


About Geisy Almeida

Formada em Fotografia, fã de boas estórias que sejam bem contadas - não importa se em forma de livro, filme, novela ou bate-papo. Curiosa e interessada em muitos assuntos, às vezes viajo na maionese.