Itália em 5 clipes: um passeio musical por Roma, Florença e Veneza


Se você é leitor assíduo do Roteiro Adaptado já viu algumas sugestões de itinerários pela Itália inspirados em filmes e séries. Nossa série de posts pelo país continua hoje um pouquinho diferente, desbravando alguns videoclipes gravados em cenários deslumbrantes de Roma, Florença e Veneza.

Aumente o som e viaje com a gente!

Like a Virgin – Madonna

De origem italiana, Madonna Louise Ciccone escolheu Veneza como locação para um dos maiores clássicos de sua carreira. O vídeo de 1984 traz a cantora cruzando as pontes e navegando pelos principais canais da cidade (e dando show de equilíbrio sem perder a coreografia).

É possível avistar logo no início do clipe o Campanário de São Marcos, que fica na praça mais famosa da cidade (Piazza San Marco), próximo à basílica, ao Palazzo Ducale e à Torre do Relógio. A torre de 99 metros é um ótimo ponto de observação panorâmica de Veneza, uma cidade deslumbrante de todos os ângulos.

A Rainha do Pop passa ainda pela célebre Ponte dos Suspiros (também parte do roteiro de Inferno pela Sereníssima) e pelo museu Punta della Dogana, no sestiere (bairro) de Dorsoduro. É neste último que o leão passeia passeia tranquilamente por entre as colunas.

Thank You For Loving Me – Bon Jovi

Este vídeo pode não ter a melhor música da banda (certamente não) nem uma realização das mais criativas (definitivamente não), mas quem liga para esses “detalhes” quando se tem Roma como cenário? A moedinha na água no começo já dá a dica: Jon Bon Jovi e Richie Sambora estão diante de um dos mais famosos cartões-postais do mundo, a Fontana di Trevi.

Diz a lenda que quem faz a simpatia volta à cidade, e é claro que eu não arrisquei desafiar a sabedoria popular… Quero retornar o quanto antes! Mais impressionante que a beleza e a imponência da fonte – imortalizada no imaginário coletivo pelo filme La Dolce Vita, de Fellini – só mesmo o feito da produção em filmar o lugar quase vazio. Acredite, é um formigueiro humano, de dia ou à noite.

Graças à montagem fragmentada, quase não dá para perceber, mas o clipe retrata ainda outra fonte romana: Tico Torres e David Bryan aparecem em frente à Fontana dell’Acqua Paola (vista no filme A Grande Beleza), que fica em outra parte da cidade, o Gianicolo. A subida à colina vale pela vista, e nas redondezas estão o Museo della Repubblica Romana e della Memoria Garibaldina (que aparece de relance em Spectre) e a Piazza Garibaldi.

Non C’è – Laura Pausini

Esta lista está bem eclética e internacional, mas não poderia deixar de fora Laura Pausini, que junto com Terra Nostra é minha melhor professora (cof) de italiano (apesar disso, só sei cantar esta música na versão em espanhol, mas um dia chego lá). É uma pena que este vídeo seja uma lição do que não fazer quando se grava numa cidade incrível como Florença.

Esqueça os muitos closes, os esquisitos movimentos de câmera e a incrível repetição de planos e foque no que interessa: a vista da Piazzale Michelangelo, um dos melhores programas (de graça!) para se fazer na cidade, em especial ao pôr do sol (você já viu essa dica no roteiro inspirado em Hannibal). O clipe tem ainda duas (acredito) locações que não consegui desvendar, mesmo depois de muito vasculhar a internet. Se souber, não deixe de nos contar nos comentários!

Catch You – Sophie Ellis-Bextor

O clipe de 2007 tem um ritmo frenético, então é preciso estar atento para notar alguns pontos conhecidos de Veneza, como a fachada da Basílica de San Giorgio Maggiore, que não cheguei a visitar. Ela fica na ilha de mesmo nome, acessível por vaporetto (o transporte público aquático da cidade), e possui os últimos quadros de Tintoretto. Ao lado, é possível visitar ainda a Fondazione Giorgio Cini, onde foram rodadas algumas cenas no Chiostro Palladiano, que oferece visitas guiadas.

A cantora também é vista em frente à Basília de Santa Maria della Salute (já mencionada no nosso roteiro italiano atrás de James Bond), no Grande Canal e na tradicional Piazza San Marco. Os pontos turísticos são flashes no vídeo, mas ele capta um pouco da atmosfera de Veneza, cuja principal atração é mesmo se perder por suas ruas e canais.

Turn Up The Radio – Madonna

Madonna ataca novamente, desta vez em Florença, dançando num veículo em movimento novamente sem perder o equilíbrio, num vídeo de 2012. A popstar é cercada por fãs e paparazzi na porta do hotel St. Regis, que fica na Piazza Ognissanti. A mesma praça aparece em outros planos, com os dançarinos dançando em frente à Chiesa di Ognissanti (Igreja de Todos os Santos).

Essa parte da cidade fica bem em frente ao trecho chamado Lungarno Americo Vespucci, à beira do rio Arno, onde a cantora é vista circulando de carro na maioria dos takes. Não deve ter sido difícil contratar figuração para essas sequências! Outras cenas do clipe foram rodadas em partes menos turísticas de Florença e em outros trechos no interior da Toscana.

Clipe Bônus: Writing’s on the Wall – Sam Smith

A música-tema de Spectre entra como bônus na lista porque repete algumas locações do filme em Roma, como o Museu da Civilização Romana (fechado para reforma no período da nossa visita, em agosto de 2016).

Mas, como a Itália nunca é demais, fique de olho nos próximos roteiros por lá… em breve aqui no blog!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas