Para inspirar a viagem: filmes e novelas gravados em cidades gaúchas


Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) na novela "Tempo de Amar"

Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) na novela Tempo de Amar. Foto: divulgação/TV Globo

Há tempos as belezas naturais do Rio Grande do Sul foram descobertas pelo cinema e pela TV: então, se você é um espectador atento, vários cenários de novelas, filmes e minisséries gravados na Serra Gaúcha e na capital do estado, Porto Alegre, podem parecer familiares, mesmo que esteja visitando a região pela primeira vez.

Para quem quer conhecer de perto os locais que já viu na ficção, aqui vai um pequeno guia com algumas das locações que certamente merecem entrar no seu roteiro de viagem.

Porto Alegre

A Vida da Gente

Exibida em 2011 na Globo, a novela das seis estrelada por Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano e Rafael Cardoso viajou bastante: além de cenas em Buenos Aires e Ushuaia, na Argentina, a trama de Lícia Manzo era ambientada em grande parte na capital gaúcha. Por isso não são poucas as cenas em lugares facilmente reconhecíveis de POA.

Quando Ana decide ir, às escondidas, a um passeio com um grupo de amigos, ela sai correndo pela Praça da Matriz e alcança o ônibus onde está Rodrigo. É nessa viagem que o romance entre eles finalmente começa e dá início à história (e o lugar onde eles trocam declarações de amor pela primeira vez é o Parque da Ferradura, em Canela, na Serra Gaúcha).

Outro local que serve de cenário para uma sequência romântica do casal é o Cais do Porto, onde eles partem para um passeio de barco pelo Guaíba.

A Casa de Cultura Mario Quintana, outro marco de Porto Alegre, aparece durante uma conversa de Manuela e Alice (Sthefany Brito).

Cenas de "A Vida das Gente" em Porto Alegre

E o Parque Moinhos de Vento, o Parcão, marca o reencontro de Ana e Rodrigo depois que ela passa uma temporada no exterior e volta com a filha recém-nascida. É ali também que Iná (Nicette Bruno) conhece, enfim, a bisneta.

O Homem que Copiava

Quem visita o Parque da Redenção (programa ideal para curtir um domingo na cidade) fica bem pertinho de um dos principais cenários do filme de Jorge Furtado.

Coladinha ao espaço de lazer fica a Bayadeira Gráfica (Av. Osvaldo Aranha, 1000, Bom Fim), endereço de trabalho de André (Lázaro Ramos): é ali que o operador de fotocopiadora que descobre um jeito inusitado (e ilegal!) de conseguir dinheiro para se aproximar de Silvia (Leandra Leal), por quem se apaixona.

A Praça Edgar Schneider é outra locação do longa, rodado inteiramente na capital gaúcha.

 

Gramado

A Vida da Gente

Cenas da novela "A Vida da Gente" em Gramado

Em ficção, às vezes são necessárias algumas adaptações – e incorreções geográficas. Na novela, Iná mora em Gramado, queridinha dos turistas na região e facilmente reconhecível por sua Igreja Matriz São Pedro.

Então, toda vez que Manuela vai visitar a avó, ela desembarca do ônibus bem em frente à catedral, embora a rodoviária da cidade fique um pouco mais distante dali… Tudo bem, é faz de conta!

 

 

Canela

A Vida da Gente

Na cidade vizinha, além do Parque da Ferradura, o museu e casa de chá Castelinho Caracol, famoso por seu apfelstrudel, também deu o ar da graça na trama, nas cenas de Iná e Laudelino (Stênio Garcia).

 

 

Bento Gonçalves

O Quatrilho

É impossível não lembrar do longa de 1995, indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, durante uma viagem à Serra Gaúcha, em especial a Bento Gonçalves, que preserva a herança da imigração italiana. Lembrar essa história é uma constante durante a visita às vinícolas da região.

Cantina Strapazzon é uma delas – uma das atrações dos Caminhos de Pedra, um roteiro turístico que atrai turistas o ano todo para a cidade. Para o filme de Fábio Barreto, foram feitas algumas adaptações no cenário, como cobrir o caminho até a casa principal com terra, para dar um ar “de época”.

Essa é uma das curiosidades que se descobre durante a visita à residência que serviu de locação para o tenso almoço entre Teresa (Patrícia Pillar), Angelo (Alexandre Paternost), Pierina (Gloria Pires) e Mássimo (Bruno Campos).

Tempo de Amar

Cenas da novela "Tempo de Amar" em Bento Gonçalves

A mesma vinícola aparece na novela de Alcides Nogueira, que foi ao ar em 2017. Além de cenas gravadas na casa de pedra, o romance de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) também destacou outra atração do roteiro Caminhos de Pedra: a Casa da Erva-Mate, onde é possível aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação do chimarrão, esse patrimônio gaúcho.

Na ficção, a construção é parte da Aldeia de Morros Verdes, em Portugal.

Cenas da novela "Tempo de Amar" em Bento Gonçalves

Muitas lágrimas também foram derramadas na estação de trem de Bento Gonçalves, onde foi gravada a sequência em que Inácio se despede da amada a caminho do Brasil.

O Filme da Minha Vida

Essa locação não é muito fácil de descobrir, mas Bento Gonçalves também foi locação do longa dirigido por Selton Mello. O interior do cinema – que é bem importante na trama – é da Casa das Artes.

 

Garibaldi

O Filme da Minha Vida

Cenas de "O Filme da Minha Vida" em Garibaldi

Um dos cenários mais marcantes do filme é a estação de trem, por onde passa a tradicional Maria Fumaça (que sai de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa). A equipe de Selton não teve que fazer muita coisa para deixar o local com cara mais antiga: o charme do local é que ele parece realmente de antigamente. A grande mudança foi o letreiro para indicar a cidade fictícia de Remanso, onde vive o protagonista Tony Terranova (Johnny Massaro).

Mas caminhar por Garibaldi também é fazer uma miniviagem no tempo: a cidade é uma graça, conservada e bastante atenta à sua história. Outros cenários do longa são a Rua Buarque de Macedo, o Colégio Santo Antônio, onde Tony dá aula, e o restaurante Palhinha (que, dentro da trama, fica em outra cidade, Frontera).

Mais no interior fica a Villa Fitarelli, um conjunto arquitetônico que funciona no filme como a casa de Paco (Selton Mello). O local ainda não é aberto ao público, mas a ideia é que o espaço seja mais um ponto turístico na cidade. Ali também foram parcialmente gravadas obras como Tempo de Amar, Além do Tempo Decamerão.

Real Beleza

E não é que o mesmo restaurante também foi cenário do longa de Jorge Furtado? Uma plaquinha na porta indica que ali foram gravadas cenas do filme protagonizado por Vladimir Brichta e Adriana Esteves. Aliás, essa é uma iniciativa da prefeitura, que facilita a vida do turista-cinéfilo e identifica as locações de produções audiovisuais. Acho digno espalhar essa ideia mundo afora! Nós, do Roteiro Adaptado, aprovamos 🙂

Tempo de Amar

Além da Villa Fitarelli, a novela de época também rodou algumas tomadas no Passeio da Barragem, onde a Maria Fumaça passa por uma bela ponte de pedra.

 

 

Outros cenários gaúchos

O Rio Grande do Sul é muito grande, e essas são apenas alguns cenários que couberam na nossa viagem, mas a lista não para por aí! Várias das produções citadas aqui também utilizaram locações em outras cidades próximas.

É o caso de O Quatrilho, que também foi filmado em Caxias do Sul (a estação de trem em que Teresa e Angelo partem fica lá), Farroupilha (o famoso beijo entre os protagonistas foi rodado no Parque do Salto Ventoso) e Antônio Prado (Rua Luiza Bocchese e Avenida Valdomiro Bocchese).

O Filme da Minha Vida também teve cenas rodadas em Cotiporã, Monte Belo do SulSanta Tereza. Estas duas últimas, aliás, podem ser vistas ainda em Saneamento Básico, enquanto Houve Uma Vez Dois Verões se reveza entre POA e o litoral do estado.

Já os cânions de São José dos Ausentes foram explorados em novelas e minisséries como Além do Tempo, A Casa das Sete Mulheres, Esplendor e Chocolate com Pimenta.

Queremos voltar para aumentar essa lista sim ou com certeza? Há muito que descobrir na região ainda! E

Enquanto isso não acontece, acompanhe nossos posts gaúchos aqui no blog e diga para a gente nos comentários quais desses lugares você já conhece e quais tem vontade de visitar!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas