Roteiro Indica: Mostra Giramundo


Que atire a primeira pedra quem nunca se encantou com um show de marionetes na infância. Aliás tem muito adulto que ainda curte – e tem todo direito – uma história bem contada através de bonecos. Afinal, muita gente não sabe, mas esta não é uma arte direcionada apenas as crianças. Nós, como boas adoradoras de histórias que somos, não poderíamos deixar de conferir a Mostra Giramundo.

O Guarani: Peri e Ceci separados até na exposição!

Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é um grupo teatral especializado em bonecos. Tem estúdio de animação, palco, museu, centro de pesquisa e escola, montou 34 espetáculos teatrais acumulando um acervo de cerca de 1500 bonecos e objetos de cena de produção própria. 130 destas peças estão na mostra apresentada no Centro Cultural da Caixa no Rio de Janeiro.

Dispostos em uma única sala ampla os bonecos estão na maioria separados pelas produções das quais participaram. De clássicos infantis como A Bela Adormecida, passando por histórias para toda família até produções de conteúdo adulto. É difícil não gastar um bom tempo, admirando o trabalho impecável em cada uma das peças. Com um design singular para cada produção, os bonecos usam todo tipo de material e tem tamanhos variados, desde centímetros até peças que iam do chão ao teto. Eles também são manipulados das mais diversas formas.

Mini bonecos e super bonecos, não falta variedade!

A manipulação e a produção inclusive, tem um espaço todo dedicado a eles na exposição, um painel mostra os diversos tipos de manipulação disponíveis. Alguma peça vem acompanhadas de seus esboços, enquanto outras dispostas em um boneco em uma enorme mesa exemplifica o complexo sistema de montagem.

Achou pouco? Um vídeo ainda mostra um pouco mais do trabalho do grupo. Mas nos divertimos mesmo, apreciando os detalhes, escolhendo personagens mais diferentes, os assustadores, os inusitados e os favoritos. Ou ainda observando a criançada de uma excursão escolar reagir a cada boneco – o diabão gigante inspirou até súplicas de joelhos da petizada! Nem preciso dizer que recomendamos muito o passeio!

Um personagem e seu esboço!

Então, depois de toda a diversão – passamos mais tempo lá do que qualquer um dos visitantes que passaram por lá na tarde em questão – vem a tarefa realmente complicada: escrever este post e escolher apenas algumas fotos para ilustrar tamanha variedade. Já que tal tarefa é impossível, convido todo mundo a visitar a exposição que é gratuita. Quem não puder ir, não tem problema, acompanhe nossas redes e prometo postar algumas fotos e vídeos lá de vez em sempre.

Mostra Giramundo
Caixa Cultural – Unidade Barroso – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Galeria 4
12/07/2017 a 27/08/2017 – terça-feira a domingo, das 10h ás 21h
Entrada franca
http://www.caixacultural.com.br
Mais sobre o projeto Giramundohttp://www.giramundo.org/

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!