São Paulo em 5 clipes


Todo mundo já viu ou ouviu falar de São Paulo, e muitos acabam tendo a oportunidade de conhecê-la a trabalho. Nós também: como nosso trabalho é buscar os lugares onde novelas e filmes foram gravados, era óbvio que não poderíamos deixar de “caçar” alguns cantos da cidade que serviram de cenário para outra mídia importante: videoclipes.

Sabem como é lista, não é? Se bobear, a gente não pára nunca. Muita coisa acabam ficando de fora, outras ideias surgem, e nem tudo sai como a gente quer: encontramos muitos lugares legais, “esbarramos” em outros e ficamos na mão algumas vezes. Faz parte. Mas posso garantir que quebrei minha cabeça para criar essa listinha eclética quanto a gêneros musicais para demonstrar o quanto a Terra da Garoa é acolhedora e camaleônica. 

Maria Rita – Cara Valente & o Centro de São Paulo

A primeira música da cantora teve seu clipe todo rodado em São Paulo, e aparece em três pontos bem definidos (apesar de haver passagens com anônimos em locais reconhecíveis também, como o Vale do Anhangabaú e o Mercado Municipal). Dois deles são conhecidos nossos: os viadutos Do Chá que corta o vale) e o de Santa Efigênia aparecem tímidos, dando mais ênfase aos prédios do entorno do que à própria construção – as grades amarelinhas aparecem rapidinho, mas o destaque é o prédio com toldos vermelhos (o Shopping da Light). O terceiro ponto é provavelmente o lugar mais famoso de São Paulo: a Avenida Paulista.

Onde procurar: todas as locações são acessíveis pelo metrô, um jeito rápido e seguro de andar pela cidade. Para chegar no Viaduto do Chá, a melhor opção é saltar na Estação Anhangabaú (linha 3 – Vermelha); para o Viaduto de Santa Efigênia, salte na estação São Bento (linha 1 – Azul). Já na Avenida Paulista é preciso escolher bem o ponto onde saltar: por ser enorme (liga os bairros do Paraíso à Consolação), várias estações se espalham por ela – e em cada uma dá para ver alguma atração diferente.

Skank – Mil Acasos & o Mercado Municipal

Aqui temos um grande mistério: a gente tentou muito reconhecer esse prédio onde a banda aparece tocando, o cenário principal do clipe, mas foi difícil. Tão difícil que acabamos não encontrando: cheguei a ver uma informação na internet de que fora rodado na Avenida Paulista, mas não encontrei por lá nenhum canto parecido com esse. 🙁 Se você é de Sampa ou se sabe onde fica esse lugar, sinta-se à vontade para compartilhar a preciosa informação com a gente!

Já o outro local que aparece foi bem mais fácil de reconhecer: a gente só precisava visitar um dos locais mais famosos – e deliciosos – de São Paulo. O Mercado Municipal, seus famosos vitrais e seus corredores cheios de frutas (e muitas coisas mais!) aparecem mais para o finalzinho do clipe. Aliás, pelas minhas pesquisas, o mercado é um dos locais que mais aparecem em clipes na cidade. Quem sabe eu faço um compilado deles depois?

Onde procurar: o jeito mais fácil de chegar no Mercado Municipal é descer na Estação São Bento da Linha 1 (Azul) do Metrô. Daí é só descer a 25 de Março, resistir à tentação de comprar tudo pelo caminho, chegar ao Mercado e resistir à tentação de comer tudo. Muito simples… Ou não!

 

CSS – Let’s Make Love And Listen To The Death From Above & o Minhocão

A Cansei de Ser Sexy – ou CSS – é uma banda de rock alternativo que fez muito sucesso em meados dos anos 2010 entre a galerinha descolada. Começaram como uma forma de relaxar entre amigos (tanto que nem todos os integrantes realmente dominavam seus instrumentos no início da carreira), tomou proporções inimagináveis: na era do grande boom da internet, ganharam notoriedade internacional e fizeram sucesso cantando músicas em inglês. Escolheram o Elevado Presidente João Goulart (também conhecido como Minhocão) para o clipe de um de seus maiores sucessos.

Onde procurar: A via, como se pode ver, passa muito perto dos prédios do entorno. Após muita polêmica, a partir desse ano os horários de funcionamento vão mudar: só será permitido o trânsito de veículos durante a semana, das 7h às 20h. A mudança permite que ela se torne um espaço explorável, onde acontecem alguns eventos culturais e práticas de esporte. Nós passamos por lá do jeito tradicional, de carro e durante o dia, enquanto seguíamos para outro ponto de nossa visita, mas pode ser interessante procurar se atualizar da agenda de eventos quando for passear por Sampa.

 

Bruno & Marrone – Passou da Conta  &  a Estação da Luz

A música é sofrida que dói e o clipe se passa em, basicamente, dois cenários: uma fazenda e a Estação da Luz. Uma das mais movimentadas da cidade, com enorme fluxo de pessoas e conjugando várias linhas de metrô e ônibus, a construção de 1901 foi o local escolhido para narrar a triste história de um amor que se acaba porque os dois tomaram caminhos diferentes (por que será, né?). É muito fácil reconhecer os lugares mostrados aqui: a plataforma de embarque, o saguão onde a moça passeia, a belíssima estrutura do telhado e a inconfundível ponte de metal que liga os dois lados da estação.

Onde procurar: não tem erro: saindo da estação do metrô de mesmo nome (linhas 1 – Azul, 3 – Vermelha, 4 – Amarela ou 7 – Rubi), você está dentro da locação – literalmente. Mais fácil que isso, impossível! É só explorar um pouquinho o lugar para reconhecer os cenários – que poderão estar ligeiramente diferentes, já que faz quase 20 anos que essa música foi lançada (1999).

 

Anitta – Deixa Ele Chorar & a lanchonete descolada

Antes de dominar o mundo, a cantora pop carioca resolveu explorar a capital paulista e sair da região do Centro: apostando em um visual mais moderno (para refletir a fase de mudança de repertório), Anitta desfila alegre e colorida por bairros badalados da cidade – e deixando o moço a ver navios. São três pontos principais que aparecem no clipe – e eles ficam bem distantes uns dos outros.

Nosso cronograma estava apertado, então, entre uma visita e outra, resolvemos fazer uma parada estratégica na hamburgueria Zé do Hambúrguer no melhor estilo “juntar a fome com a vontade de comer” (literalmente). O local é ótimo para um lanche caprichado – os pratos são generosos, prepare-se! – e para tirar várias fotos. O salão no andar de cima só abre se o primeiro estiver cheio, mas se pedir para tirar algumas fotos, o pessoal costuma deixar sem maiores problemas.

Onde procurar: a hamburgueria fica no bairro de Perdizes, e o jeito mais fácil de chegar é de carro, táxi ou Uber. Mas vale a pena, viu? O lanche sai um pouco caro, mas compensa pela experiência divertida (é quase como entrar num túnel do tempo), pelo tamanho das porções e pelo sabor. Dica: não esqueça de pedir milkshake de morango – nós provamos e amamos!

P.S.: Ficamos devendo a visita ao Corleone, o bar e barbearia que aparece logo no início do clipe (da próxima vez que visitarmos a cidade, a gente passa por lá e atualiza o post aqui). A dica, para quem não quer deixar de passar lá, é ir na unidade Itaim Bibi (no bairro de mesmo nome). Já o Beco do Batman, famoso por seus muros grafitados e em constante mudança, fica no bairro de Vila Madalena.

Leia também


About Geisy Almeida

Formada em Fotografia, fã de boas estórias que sejam bem contadas - não importa se em forma de livro, filme, novela ou bate-papo. Curiosa e interessada em muitos assuntos, às vezes viajo na maionese.