São Paulo na TV e no cinema: Viaduto do Chá e Santa Efigênia


Cidades de médio e grande portes tem muitos viadutos, isso não é surpresa para nenhum viajante. Também não é surpresa que alguns sejam marcos arquitetônicos ou cartões postais. Entretanto, não são muitas as construções deste tipo que são atrações turísticas completas. Na cidade de São Paulo, dois grandes viadutos foram além das funções originais e são paradas obrigatórias para quem quer conhecer o centro.

Viaduto Santa Efigênia, São Paulo, SP, Brasil

‘Turistando’ em viadutos, sim somos dessas!

Você pode não saber os nomes, ou mesmo confundir os dois, mas com certeza já viu os viadutos do Chá e de Santa Efigênia em alguma tela por aí. Passamos por eles em nossa última visita à capital paulista, e preparamos um post com tudo que você precisa saber sobre cada um deles. E, como amantes de cultura pop que somos, também tentamos relembrar algumas das produções que melhor aproveitaram as vias como cenário.

Viaduto do Chá

Primeiro viaduto da cidade, idealizado pelo francês Jules Martins, inaugurado em 1892. Originalmente uma construção em metal, foi reconstruído em concreto na década de 1930 para suportar o uso crescente. Ganhou esse nome pois, na época de sua construção, existia uma extensa plantação de chá da Índia nas proximidades.

Viaduto do Chá, São Paulo, SP, Brasil

Viaduto do Chá em uma tarde de terça-feira!

O viaduto liga a rua Direita (Centro Velho) com a rua Barão de Itapetininga (Centro Novo), logo concentra um movimento enorme de moradores e turistas, e uma intensa atividade cultural e comercial. Em ouras palavras, tem muito o que explorar nas redondezas, além do viaduto em si que eventualmente recebe eventos, apesar do fluxo intenso de veículos.

O que fazer por lá? Conhecer A Praça do Patriarca; o Edifício Matarazo, que atualmente abriga a prefeitura; o Shopping Light, prédio tombado que abrigava a companhia de energia da cidade; O Theatro Municipal e o Vale do Vale do Anhangabaú, logo abaixo. Isso só para ficar apenas nas atrações mais próximas.

Se está procurando Roteiros Adaptados, entre filmes, novelas e videoclipes, não faltam produções rodadas no Viaduto do Chá. Uma das mais marcantes é o longa Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008). Fernando Meirelles misturou cenas em várias cidades, para criar uma metrópole que poderia estar em qualquer lugar do mundo, em sua adaptação para os cinemas do livro de José Saramago. Mas, para quem conhece são Paulo, as cenas na cidade, que são muitas, são bastante reconhecíveis. (Quem sabe um dia não fazemos um roteiro inteiro sobre o filme? Gostaria de ler isso? Deixe nos comentários). Na sequência Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e companhia atravessam a cidade devastada em busca de lugar seguro.

O Viaduto do Chá foi cenário da novela "Tempos Modernos" e do filme "Ensaio sobre a Cegueira"

O prédio ao fundo é o Shopping Light, em frente a ele fica o Theatro Municipal.

A locação também é ponto de entrevistas de rua em reportagens e matérias para a TV e outros filmes como Estamos Juntos (2011) e A Via Láctea (2006). Além de aparecer em quase toda novela que se passa na cidade, como A Lei do Amor, Tempos Modernos, Os Mutantes, em Ti Ti Ti, teve até a Claudia Raia tentando se jogar lá de cima.

 Como Chegar
Situado à aproximadamente 4 minutos de distância da estação de Metrô Anhangabaú.

Viaduto Santa Efigênia

É o segundo viaduto construído na cidade, foi inaugurado em 1913 para atender ao trânsito crescente da época. Também liga o centro velho ao novo, e foi erguido com 1.100 toneladas de ferro em estilo art nouveau. Desde 1978 é exclusivo para a passagem de pedestres.

É um dos viadutos mais bonitos que você pode visitar, infelizmente não recebe os cuidados devidos em manutenção e segurança. Também está situado em uma área de intensa atividade comercial da cidade. Os pontos de interesse turístico mais próximos são a Igreja Santa Efigênia e o Largo São Bento, onde também está situado o mosteiro de mesmo nome.

Viaduto de Santa Teresa foi cenário do filme "2 Filhos de Francisco" e da novela "A Favorita"

As grades trabalhadas e e o chão colorido são inconfundíveis.

E sim, já foi cenário de muitas aventuras nas telas. Os Titãs gravaram o clipe de Antes de Você inteirinho por lá. Zezé de Camargo (Márcio Kieling) amargou o fracasso de seu primeiro disco, em um passeio no viaduto acompanhado da esposa e filhas, em 2 Filhos de Francisco. Êta, mundo bom!, ‘novela das seis’ que retratava os anos de 1940 também aproveitou a longevidade e charme da construção. Já A Favorita situou o primeiro encontro entre as rivais Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) na via.

Amor à Vida preferiu rodar uma cena romântica no viaduto, quando os personagens Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) prenderam um cadeado para simbolizar seu amor nas grades de proteção. Tradição que não existe na vida real, e até seria difícil imitar, já que a produção da novela teve que adicionar telas às grades para que os cadeados fossem colocados. O ato do galã de jogar a chave lá de cima também não é recomendado, afinal não é uma ponte sobre um rio, pode atingir alguém lá embaixo.

 Como Chegar
Metrô – a Estação São Bento, te deixa no largo de São Bento, que fica em uma das extremidades do viaduto

Últimas dicas

Situados na mesma região os viadutos estão separados pelo está o Vale do Anhangabaú, uma praça enorme que também recebe eventos. A área também é repleta de atrações, então quando for “turistar” por lá, programe-se para conhecer várias atrações da região, a pé é a melhor opção. – Foi o que fizemos, e vários pontos do nosso passeio devem virar dicas aqui no blog, então fique de olho! – Vale sempre lembrar, é uma região de muito movimento, e nem sempre recebem medidas de segurança adequada do poder público, então, esteja sempre atento.

E claro, tem ainda produções que aproveitaram as duas locações, algumas novelas passadas em São Paulo, como a própria Ti Ti Ti, e o clipe de Ser o Parecer da banda RBD.

Reconheceu estes viadutos de algum lugar? (Aposte nas matérias de rua do Vídeo Show) Gostaria de ver o Roteiro Adaptado completo de algumas dessas obras? Conte nos comentários.

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!