“Sense8” em Berlim: visitamos as locações alemãs da série


Max Riemelt é Wolfgang em Sense8

Filmada em mais de uma dezena de cidades ao redor do mundo, Sense8 é a combinação perfeita para viciados em séries e viagens. É cada paisagem de dar vontade de fazer as malas na hora! Este ano, durante minhas férias na Europa, soube que a equipe estava gravando em Amsterdã, poucos dias antes de eu chegar à cidade. Infelizmente, não foi dessa vez que cruzei com Nomi (Jamie Clayton), Lito (Miguel Ángel Silvestre), Sun (Doona Bae) e companhia… Mas mantive o plano original de seguir os passos de Wolfgang (Max Riemelt) e Felix (Max Mauff) por Berlim e não me arrependi.

Esperamos que este seja apenas nossa primeira parada Sense8 pelo mundo – além das locações-base na capital alemã e em Chicago, São Francisco, Londres, Mumbai, Nairóbi, Cidade do México e Seul, além da Islândia, a segunda temporada tem ainda cenas rodadas em São Paulo, a já citada Amsterdã e algumas cidades italianas. Haja carimbo nesse passaporte!

No primeiro episódio, vemos Wolfgang e Felix tentando roubar os diamantes dentro de um cofre. Embora a fachada do edifício fique em outro lugar (Markgrafenstrasse 46), o assalto acontece no hotel Radisson Blu, bem em frente à Catedral de Berlim (ver galeria no fim do post), um dos principais pontos turísticos da cidade. A entrada é paga (desconto com o passe Berlin Welcome Card) e dá direito a uma vista incrível da Torre de TV (Berliner Fernsehturm), do rio Spree e da Prefeitura de Berlim, entre outras atrações.

Da série turistando em Berlim: Oberbaum Bridge

A igreja fica num bairro ótimo para se hospedar, o Mitte, que tem ainda a famosa Ilha dos Museus, como os famosos Pergamon, Bode e Altes. Fiquei nessa região e achei ótimo ter pertinho as estações Alexanderplatz e Hackescher Markt, além de poder fazer muita coisa a pé – passeio por si só imperdível no verão europeu. Já sinto saudade do pôr do sol à beira do Spree…

A loja de Felix e Wolfgang fica na Schlesische Strasse 39, numa região pouco turística, mas bem perto de um cartão-postal berlinense: a Oberbaum Bridge (Oberbaumbrücke), ponte que também aparece na série de relance, na abertura do episódio 4, e que fica bem perto da célebre East Side Gallery.

Na série, a dupla de ladrões se encontra com um comerciante de diamantes, Abraham (Georg Tryphon) no Museu Judaico (também tem desconto com o passe), mais precisamente no setor batizado de Jardim do Exílio. É um museu que vale muito a pena e impressiona pelo conteúdo e pela arquitetura, desde uma sala silenciosa e completamente escura à exposição permanente sobre a cultura judaica, passando pelos objetos que contam um pedaço da história de muitos judeus que foram obrigados a deixar sua terra natal e sofreram nos campos de concentração por conta do nazismo. Reserve algumas horas do seu dia: tive pouco tempo lá e não dei conta de ver tudo. Espero voltar em breve.

Kala e Wolfgang no Barcomi’s Deli, no Mitte

O encontro de Wolfgang e Kala (Tina Desai) no episódio 7 acontece no Barcomi’s Deli, um café escondidinho numa região do Mitte menos movimentada, mas bastante agradável. Vou ficar devendo dizer se as tortas de lá valem a pena: depois de um dia inteiro de andanças pela cidade, cheguei quando o estabelecimento já estava fechando as portas. Quando voltar lá, eu conto!

Alguns pontos famosos de Berlim também dão as caras na abertura da série, como o emblemático Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade que fica na Pariser Platz e é inspirado na Acrópole de Atenas; a estátua Molecule Man, de 30 metros de altura, criada pelo artista Jonathan Borofsky, que pode ser vista (bem de longe) da Oberbaum Bridge; e a onipresente Torre de TV, vista da Ilha dos Museus. Para ver Berlim do alto dos 368 metros de altura da torre, é preciso comprar o ingresso com antecedência.

O site MovieMaps tem a localização de muitas locações de Sense8 (inclusive nas outras cidades) e foi bem útil para montar este itinerário pela capital alemã, que está longe de ser completo. Mas não faltarão motivos para voltar e engordar nossa lista de roteiros de Berlim… Aliás, aguarde novos posts sobre a cidade em breve!

E se você visitou ou pretende visitar outras locações da série não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas