Um tour pela Paris do episódio final de “Sense8”


Que nós somos fãs de séries já não é novidade para os leitores do Roteiro Adaptado. Se for uma produção que viaja o mundo, então, tem grandes chances de roubar nosso coração – é o caso de Sense8, apesar de todos os seus defeitos, muito em parte aos seus personagens carismáticos e aos seus cenários deslumbrantes ao redor do globo. Já desbravamos os cenários da atração da Netflix em Berlim e Amsterdã, mas precisamos ainda de muitos carimbos no passaporte para dar conta de tantas locações!

E não aguentamos de saudade de Paris ao assistir ao episódio final, Amor Vincit Omnia (O Amor Vence Tudo), que passa boa parte da trama na capital francesa. Hora de pegar uns croissants quentinhos para acompanhar o cluster em mais um tour pelo mundo!

Leia também:

Sense8 em Berlim: visitamos as locações alemãs da série

Um passeio em Amsterdã pelos cenários de Sense8

8 lugares cinematográficos que você pode visitar em Paris

Montmartre

O bairro parisiense aparece em vários momentos do episódio. Lana Wachowski faz, inclusive, um afago nos fãs de Amélie Poulain mostrando, de relance, a fachada da banca de frutas Au Marché de la Butte, lembram? No filme de Jean-Pierre Jeunet, ela vira a Maison Collignon, frequentada pela protagonista.

Na série, o estabelecimento aparece quando Rajan (Purab Kohli) aparece de surpresa em seu apartamento na cidade e finalmente descobre que Kala (Tina Desai) faz parte do cluster. Segundo o site Silence, Moter, Action, no entanto, o apartamento usado nas filmagens fica na Rue de Rivoli.

a estação de metrô Abbesses é um cenário recorrente. Ela aparece pela primeira vez quando Riley (Tuppence Middleton) e Will (Brian J. Smith) vão até a boate onde está programada a troca entre Wolfgang (Max Riemelt) e Sussurros (Terrence Mann). Eles dão uma volta na praça, onde é possível ver o carrossel. Quando percebem que estão sendo seguidos, eles protagonizam uma sequência dentro da plataforma.

Mais tarde, após o desenrolar da negociação, a turma toda passa em frente ao mesmo local. Sem spoilers aqui, mas o destaque fica com o diálogo entre Sun (Doona Bae) e o detetive Mun (Sukku Son).

E uma das cenas mais impagáveis do especial traz ainda Lito (Miguel Ángel Silvestre) usando todo seu poder de interpretação para distrair os inimigos na Rue la Vieuville. Sério, o que eles estão esperando para encomendar um spin-off do Lito?

Institute du Monde Arabe

Esse cenário eu reconheci imediatamente ao ver a reunião de Riley com o sr. Hoy (Sylvester McCoy): isso porque a fachada do edifício do Instituto do Mundo Árabe é mesmo único. E fiquei feliz de incluí-lo aqui no roteiro de Sense8 porque é uma atração incrível e nem tão explorada assim pelos turistas brasileiros na cidade. Ele fica no Quartier Latin, o distrito onde me hospedei em Paris, e vale muito a visita: dá para passar umas boas horas no museu, que dá um panorama sobre cultura, religião, linguagem e outros aspectos do mundo árabe.

Torre Eiffel

Essa é a grande estrela do episódio: aparece ao fundo em várias sequências e volta, triunfal, iluminada, na despedida da série, com direito a queima de fogos no Campo de Marte. É assim que se usa um clichê, afinal de contas.

Bônus: além de Paris

Como curiosidade, o episódio também é ambientado na Itália, mais especificamente em Nápoles, onde acontecem várias cenas de ação. Os sensates passaram pela Via dei Tribunali, no centro histórico, pela estação Mergellina, pela Piazza Carlo III, pelo Palazzo dello Spagnolo, Palazzo Maigliano e pelo Molo San Vicenzo (porto). As cenas na estrada são mais ao sul, a caminho de Sorrento, no trecho panorâmico entre Castellammare di Stabia e Vico Equense.

Infelizmente minha passagem por Nápoles foi tão expressa que não deu para reconhecer muita coisa. Mas pode ter certeza de que a gente volta a publicar outros roteiros inspirados pela série: aqui no blog Sense8 não acaba tão cedo!

Leia também


About Giselle de Almeida

Carioca, jornalista, estudante de cinema, gauche na vida. Pareço legal, mas tento convencer os amigos a verem minhas séries favoritas