Uma breve visita à Festa de Morangos e Flores de Atibaia


Sim, breve. Pois, apesar de não ser uma feira muito grande, a festa que acontece todo mês de setembro na cidade merece ao menos um dia inteiro de sua atenção. Dois, se quiser admirar com calma. Entretanto, se pretende provar todas as iguarias feitas com o carro chefe, o morango, ou ainda a variada culinária japonesa disponível, é provável que precise de muitos outros dias.atibaia-flores-e-morangos-2016-3

A charmosa feira realizou sua 36ª edição em 2016, trazendo além de flores e morangos (em grande escala), um pouco da cultura nipônica para os visitantes. Acontece que Atibaia é uma das maiores colônias japonesas do estado de São Paulo. A cidade tem cerca de 1.500 famílias de origem japonesa. E esta feira nasceu em 1965, organizada pela Associação Cultural de Atibaia (ACA, entidade que representa a colônia nipônica), como uma comemoração pelos 300 anos da cidade. E desde 1982 é um evento anual e ganhou maiores proporções.atibaia-flores-e-morangos-2016-34

Atualmente a feira acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni, que sozinho já é uma atração. Uma extensa área verde que abriga playground, jardim japonês e até um lago com pedalinhos. Além disso tudo, ainda tem o salão do artesão, o Museu de História Natural e espaços para eventos como o deste post. Para quem ficou interessado, quando não há eventos no espaço a entrada é gratuita e o parque abre diariamente das 8h às 18h.

De volta à feira….

Um grande palco é circundado por uma enorme quantidade de stands gastronômicos. Entre doces e salgados, os destaques são obviamente a culinária japonesa e os morangos. Mas não se engane, há espaço para comida nacional e até de outros países.

Aqui fica uma dica: se o interesse é culinária, prefira visitar a feira aos sábados e domingos. Há stands que só funcionam estes dias.

atibaia-flores-e-morangos-2016-39

Quentinhos! O de creme podia ter mas morangos, mas talvez eu seja exagerada!

Se for escolher apenas um prato, a dica é provar os exclusivos pastéis de morango. Isso mesmo, morangos acompanhados de creme ou brigadeiro recheando uma massa crocante. Precisa dizer mais?

Saindo da área gastronômica…

No palco, situado no meio da praça gastronômica, diversas apresentações acontecem ao longo do dia. A lista inclui grupos folclóricos, contadores de histórias, orquestras e bandas. Este ano além de performances nacionais e japonesas, ainda houve espaço para atrações alemãs, árabes, russas, lituanas, chilenas, estadunidenses e portuguesas!atibaia-flores-e-morangos-2016-7

atibaia-flores-e-morangos-2016-11Achou pouco? Ainda tem uma exposição de flores para admirar. Atibaia é responsável por 23% de toda a produção nacional de flores, e eles provam a vocação em seu pavilhão de exposição – embora nem seja preciso entrar no pavilhão para começar a admirar e aprender sobre as espécies.

A decoração é temática, com fortes raízes nipônicas (claro!), e formada por grandes arranjos de flores ornamentais, réplicas de importantes monumentos e até esculturas com movimento. O tema de 2016 era “Riquezas da Terra”. Mas o pessoal não esqueceu das Olimpíadas e aproveitou para homenagear as edições Rio2016 e Tóquio2020!

atibaia-flores-e-morangos-2016-31

atibaia-flores-e-morangos-2016-20Cuidado para não se apaixonoar por tudo! Além de um milhão de fotos (o parque é fechado e tem segurança, dá para passear tranquilo com a câmera no pescoço), você pode levar flores para casa. Em forma de plantas já crescidas ou mesmo bulbos e sementes. Morangos enormes e suculentos? Também tem! Tudo em um galpão enorme que serve de mercado. Infelizmente, como era o primeiro dia de minha viagem, nem as plantas nem as frutas sobreviveriam até em casa. Logo, tive que segurar o impulso de comprar tudo, ao menos tenho um bom motivo para visitar a feira na próxima edição.

Mas se você também não puder levar ‘souvenires’ vivos e perecíveis, não fique triste, não é preciso sair de mãos vazias. Há também um mini-shopping com artesanato, bugigangas lembrancinhas, roupas e até eletrônicos. Entre eles muito trabalho artesanal e inspiração japonesa.

                      atibaia-flores-e-morangos-2016-42    atibaia-flores-e-morangos-2016-6

atibaia-flores-e-morangos-2016-40

A vendedora jura que aí está escrito meu nome em Japonês. Algum leitor confirma???

Infelizmente, eu só pude passar  uma tarde no parque, e não foi o suficiente. A parte boa é que o evento acontece todo ano, então a Festa de Morangos e Flores de Atibaia, edição 2017, está nos planos!

E como não dá para colocar todas as imagens necessárias para admiração plena no decorrer do post, confira aqui uma galeria de fotos especial da 36º Festa de Morangos e Flores de Atibaia!

A Festa de Morangos e Flores de Atibaia acontece anualmente no mês de setembro. A atração abre às sextas, sábados e domingos. Os preços em 2016 estavam entre R$14 (a meia entrada) e R$28 (nos dias mais caros).
Mais detalhes no site do evento.

Veja também a galeria de fotos da 36ª Festa de Morangos e Flores de Atibaia

Leia também


About Fabiane Bastos

Jornalista especializada em cultura, viciada em filmes, séries e livros não necessariamente nesta ordem. Adoraria poder visitar os mundos que só conhecemos pelas páginas e telas, ou chegar o mais próximo disso possível!